domingo, 8 de junho de 2014

Partidos formalizam Frente de Esquerda Socialista no Ceará

Na última semana, o PSOL, o PSTU e o PCB confirmaram uma composição unitária para a disputa do processo eleitoral de 2014, através da Frente de Esquerda Socialista, que apresentará um programa classista nas eleições.

A chapa majoritária terá as pré-candidaturas do sindicalista e militante pela diversidade sexual, Ailton Lopes (PSOL), para o governo do estado, do sindicalista Valdir Pereira (PSTU) para o senado e a indicação do PCB para a vice ao governo do estado e a primeira suplência ao senado.  

A conformação da Frente de Esquerda Socialista demonstra a síntese política que as organizações vêm adquirindo nas diversas lutas que travam em conjunto no estado do Ceará. Indo além das próprias eleições, a frente também deve reverberar uma agenda de luta unitária, conectada com as demandas da juventude e dos trabalhadores, que têm ocupado as ruas para conquistar direitos.

"Estamos muito felizes com a constituição da Frente de Esquerda, com o PSOL, PSTU e PCB, e com o conjunto de lutadores e lutadoras sociais que se encontram nas ruas todos os dias. Entendemos que política se faz na rua, se faz na luta, no cotidiano, não simplesmente indo às urnas; a política não se dá somente em época de eleição, mas toda vez que reivindicamos por nossos direitos", destacou Ailton Lopes.  

Para a composição da frente, as organizações realizaram uma série de debates programáticos, definindo os eixos que serão apresentados durante a campanha eleitoral, que evidenciam um programa de oposição de esquerda aos governos federal, estadual e municipal e reverberam as demandas populares apresentadas nas recentes manifestações.  

* Com informações do PSol Ceará