terça-feira, 13 de maio de 2014

Centro-Sul tem novas franquias de sorveterias

Acopiara. O clima quente do sertão cearense favorece o consumo de água, sucos, sorvetes e derivados. As cidades do Interior observam a expansão do setor comercial a partir da renda da população. De olho no aumento da demanda e no mercado favorável, lojas que antes estavam restritas aos grandes centros urbanos e shopping centers começam a se expandir. A instalação de franquias de milk shakes e sorvetes são crescentes na região Centro-Sul.

Neste município, funcionam duas franquias paulistas especializadas em sorvetes e derivados. A Milk Shake Mix, pioneira, foi instalada em janeiro passado e conquistou a clientela, no período das férias escolares. A maioria dos consumidores é formada por jovens, que passaram a experimentar e aprovar os diversos sabores e variedades em que são servidos.

Instalada no Centro da cidade, próximo ao Polo de Lazer, a franquia da Milk Shake Mix é uma iniciativa do empresário, Samuel Alves de Oliveira. "Observei que o mercado estava favorável e vi a oportunidade de trazer para a população local um atrativo diferente, somente encontrado em shopping e nas grandes cidades", disse. "Oferecemos produtos de qualidade, com muitos sabores, e estou satisfeito com o investimento".

Sorvete expresso, casquinha, cascão, sundae, copos decorados, soft, frozen, iogurte, açaí, milk shakes e suflair são alguns exemplos dos produtos oferecidos à clientela.

Sabores

O carro chefe são os milk shakes, que com mais de 50 sabores são os mais vendidos. Um dos mais pedidos é o sabor ovomaltine. A franquia já possui 400 pontos de venda em todo o Brasil e está crescente no Nordeste.

O empresário Samuel de Oliveira destaca a qualidade, variedade e o atendimento como fortes componentes de atração da clientela. Aberta a partir das 9 horas da manhã, o pique de venda ocorre no período da noite e nos fins de semana. "Os maiores consumidores é o público jovem, crianças e adolescentes", disse Oliveira.

Para atrair e fidelizar os clientes, a franquia local do Milk Shake Mix implantou um cartão fidelidade que a cada dez sabores comprados dá direito a um milk shake ou sundae, gratuito. "É uma ideia que deu certo e atrai os consumidores", disse Oliveira. Depois de trabalhar como comerciário por vários anos, Samuel Oliveira já é proprietário de um mercadinho e agora decidiu investir no segmento de alimentação e prepara-se para incrementar a unidade com venda de sanduíches.

Os sabores preferidos são ovomaltine, chocolate, leite ninho, morango, e alguns de frutas como morango, abacaxi, ameixa, framboesa e amora. Neste fim de semana, a loja estava cheia de jovens. "Todos os sábados eu venho aqui com minhas amigas", disse a estudante Luana Souza. "Antes dessa sorveteria a gente só saboreava milk shake diferente com sabores variados em Fortaleza ou em Juazeiro do Norte".

Na cidade de Acopiara, funcionam duas franquias paulistas especializadas em sorvetes, a Milk Shake Mix e a Mr. Mix. Em Iguatu, no fim do ano passado foi instalada uma unidade da Milk Shake Mix, na Praça da Matriz, principal centro de lanchonetes e pizzaria, atraindo centenas de consumidores nos fins de semana. Em breve deve ser implantada outra unidade na cidade de Várzea Alegre. Há também informações de que será aberta ainda este ano a segunda franquia de Mr. Mix na cidade de Icó.

O diferencial das franquias é a qualidade dos itens usados no preparo dos sorvetes. A fabricação é própria e os valores são bem acessíveis à população, variando entre R$ 3,00 e R$ 8,00. Esses fatores favoreceram a rápida expansão. "Quem experimenta do sorvete ou qualquer produto nosso, volta sempre", disse a vendedora Márcia Lopes.

Os funcionários e franqueados são treinados, aprendem como preparar os produtos, passam por capacitação gerencial e há informações sobre que tipo e onde comprar as máquinas de preparo dos Milk shakes e os móveis e modelos de instalação e designer da loja, segundo o padrão da franqueadora.

De acordo com a orientadora da franquia, Geciana Araújo, o Estado do Ceará é o que mais abre unidades, em torno de seis lojas por mês. A tendência de expansão deve se manter nos próximos meses e as lojas padronizadas devem chegar às pequenas cidades.