Visando as melhorias nos serviços prestados à população de Acopiara, a Prefeitura Municipal vem inovando nas ações da administração para que o acopiarense tenha prestações de serviços com qualidade e respeito.
Através da Secretaria de Saúde junto com a Vigilância Sanitária, a Prefeitura adere a consórcio e adotada procedimento especial para dar a destinação correta aos resíduos das unidades de saúde.
O prefeito Dr. Vilmar disse que quando assumiu a prefeitura encontrou o lixo hospitalar sendo tratado de forma totalmente irregular. “O lixo hospitalar vinha sendo depositado em locais inadequados, contrariando as leis. Desenvolvemos um plano de gerenciamento de resíduos hospitalares e estamos efetuando esta coleta de forma adequada”, ressaltou o prefeito.
Diferente dos resíduos comuns, o chamado lixo hospitalar é perigoso, nocivo ao meio ambiente e a saúde da população, portanto, acontecem coletas semanalmente nos PSF’s, Hospital e Laboratório municipais por uma empresa terceirizada, a Eco-Central. Com sede em Fortaleza a empresa é especializada em coleta, transporte, tratamento e destinação do lixo hospitalar. O destino final é o incinerador instalado na empresa Limptudo localizado no Euzébio.
Consideram-se resíduos hospitalares perigosos:
- Todos os materiais provenientes de unidades médico-hospitalares de isolamento e de áreas que abriguem pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, inclusive restos de alimentos e varreduras;
- Materiais que resultam de tratamento ou processo que tenham entrado em contato direto com pacientes (por exemplo, curativos e compressas);
- Qualquer material contaminado ou suspeito, a critério do médico.
Mais informações, setor de Vigilância Sanitária na Secretaria de Saúde.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação