sábado, 1 de março de 2014

23 prefeituras cearenses cancelam festas no feriado

Devido à seca que atinge o Interior, pelos menos 23 municípios não realizarão festas de carnaval em 2014. Enquanto 17 deles tiveram a iniciativa de cancelar as festividades, três acataram recomendação do Ministério Público Estadual e outros três tiveram contas bloqueadas pela Justiça.

Após fiscalizar os cofres das prefeituras, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) solicitou o detalhamento dos gastos de 44 prefeituras. Sete cidades, porém, optaram por cancelar a festa antes de receber o pedido do Tribunal: Aquiraz, Aurora, Farias Brito, Groaíras, Hidrolândia, Itapajé e Juazeiro do Norte. 

A população de Aquiraz e Groaíras não ficará sem curtir o Carnaval. As prefeituras fecharam parcerias com empresas privadas, que realizarão os eventos nas cidades. Já Baixio, que havia desistido da festa, confirmou programação ontem.

Após o pedido de detalhamento do TCM, Itatira, Caucaia, Maranguape, Milhã, Umirim, Quixadá, Barro, Tamboril e Crato desistiram dos eventos. Já Icapuí, Senador Pompeu e Jaguaretama acataram recomendação do MPE, que pedia a não realização de carnaval nas cidades.

A Justiça teve que intervir em três municípios cearenses. Em Solonópole, R$ 212 mil foram bloqueados para pagamento da folha salarial dos servidores. Em Santa Quitéria, a verba de R$ 400 mil destinada a bandas foi suspensa, mantendo somente a apresentação de 10 blocos. 

Morada Nova teve sua festa cancelada pela Justiça, que decretou a verba. A decisão atende a uma ação do MPE, devido à falta de atenção com as políticas prioritárias do Município.

Já o município de Maracanaú, desistiu do carnaval, ontem, alegando solidariedade à crítica situação de estiagem que vive o Estado e, também, pela questão da insegurança.

Detalhamento

Das 44 cidades convocadas pelo TCM a detalharem os gastos para o carnaval, sete ainda não prestaram informações até a manhã de ontem: Aracoiaba, Catunda, Ibiapina, Itarema, Jaguaruana, Jati e Senador Sá.

Na última quinta (27), o MP expediu uma recomendação à Prefeitura de Tauá pedindo comprovação de que os R$ 504 mil gastos no carnaval não sairiam dos cofres do Município, visto que a população enfrenta sérias dificuldades por conta da seca. A Prefeitura apresentou comprovante de que um convênio com o Ministério do Turismo.

Segundo a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), 62 municípios cearenses disseram que não deverão realizar festas de Carnaval. Das 130 cidades que responderam ao questionamento, pelo menos 60 cidades confirmaram a programação e outras oito se mantiveram indecisas.