domingo, 8 de dezembro de 2013

Cid Gomes diz que policlínica no interior do Ceará não tem diferença para as clínicas nos EUA

Em evento de inauguração da policlínica de Tianguá, na última sexta-feira (6), o governador Cid Gomes comparou a obra com os hospitais do país mais rico do mundo: “Não tem nenhuma diferença das clínicas lá nos Estados Unidos”.

No entanto, ainda segundo o governador, as policlínicas possuem dois diferenciais: primeiro, o modelo de “consórcio público de saúde, em que cada município da região bota um tantinho de dinheiro proporcional a população, que juntos ainda com o governo do Estado somam um tantão para o custeio mensal da policlínica”; segundo, a forma de contratação dos profissionais “que trabalham através de seleção pública”.

Para Cid Gomes, as policlínicas oferecem “o melhor serviço público de saúde do Brasil”.

Empolgação

No mesmo clima de empolgação, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, presente na inauguração, afirmou que “o que o governador está fazendo no Ceará está provocando inveja, deixando o sul do país com dor de cotovelo”.

Já o deputado  Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do  Estado, anunciou que “Cid Gomes está transformando os sonhos do Ceará em realidade”, e repetiu a avaliação do governador ao afirmar que está em curso “a construção da melhor rede de saúde do país”.

O prefeito de Tianguá, Jean Azevedo, não ficou atrás e garantiu “o Ceará está deixando de ser conhecido lá fora apenas pelas suas belezas naturais”.

Testes

A construção da policlínica de Tianguá foi concluída desde novembro de 2012, mas somente agora foi inaugurada. Segundo a Secretaria de Saúde, foi necessário realizar reformas na estrutura.

Foram investidos na obra aproximadamente R$13 milhões, que conta com  tomógrafo computadorizado, mamógrafo, aparelhos de eletroencefalograma, endoscopia, colonoscopia, audiometria. O equipamento foi testado durante a visita do governador, que foi acompanhado pelo secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes.

Com informações do Governo do Ceará