terça-feira, 5 de novembro de 2013

Choveu em mais de 115 cidades do Ceará; várias regiões sofreram estragos

Em algumas regiões do Estado a chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento, raios e trovões. O mês de Novembro sucede um trimestre de altas temperaturas, ar seco, baixa umidade de ar e quase nenhum registro de pluviosidade. Na última semana, o tempo - sobretudo nas regiões Litorânea e do Cariri - mudou de aspecto.

No Eixo Crajubar foram registrados mais de 120 milímetros. O maior volume aconteceu na cidade de Barbalha, com 72 mm. Seguidos por Crato, 40mm, e Juazeiro do Norte, 12mm. Entretanto, apesar do clima ameno, ainda é cedo para fazer qualquer prognostico sobre o inverno de 2014, explica o meteorologista da FUNCEME, Raul Fritz. “Ainda é cedo para qualquer avaliação, mas as chuvas dos últimos dias podem ser um indicativo positivo”, avalia.

Há mais de quatro meses a chuva não banhava o estado do Ceará em mais de 100 cidades. O último registro aconteceu no dia 14 de Agosto, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos apontou precipitações em 108 municípios. Naquela data, os maiores índices foram em Redenção (94.1mm), Quixeramobim (92.9mm) e Ibiapina (91.2 mm).

Estragos

Sobral foi a cidade mais castiga pelas chuvas e os forte ventos, parte da cidade ficou sem energia por várias horas. Duas antenas de rádio desabaram. Uma das torres caiu sobre uma residência, deixando quatro pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros registrou, ainda, queda de 30 arvores. Além do desabamento de parte do teto de um Shopping e a queda de uma placa sinalizadora de trânsito que interditou parcialmente a estrada que liga Sobral a Groaíras. O órgão registrou 89.9mm naquela cidade.

Em Iguatu, região Centro Sul do Estado, a cobertura do ginásio esportivo do Rotary Club desabou. No momento do incidente, chovia fino, mas ventava bastante. Meia hora antes (17 horas), cerca de 90 crianças e adolescentes participavam de atividades de uma escolinha de futsal. Não houve feridos.

Um trecho da rodovia Padre Cícero que fica localizada entre as cidades de Solonópole e Nova Floresta está interditada. Parte da CE cedeu com as fortes chuvas. A FUNCEME registrou 119 milímetros em Solonópole. Um riacho que margeia a rodovia transbordou. A correnteza arrastou árvores e pedras.

Previsão

Nos próximos dois dias o órgão avalia que a permanência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste do Brasil deverá deixar as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas isoladas em todo o estado, principalmente entre a tarde e à noite.

Na terça-feira, o posicionamento desse sistema poderá favorecer a ocorrência de chuvas isoladas no sul do estado durante a madrugada. Ao longo do dia o céu deverá ficar entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses.