domingo, 8 de setembro de 2013

Protesto do Grito dos Excluídos em Iguatu

Neste ano, a novidade das comemorações da Independência do Brasil, na cidade de Iguatu foi a presença de um grupo de manifestantes do 19º Grito Nacional dos Excluídos que fez protesto um pouco antes do desfile de 7 de Setembro começar. Não houve atrito.

Os manifestantes estiveram reunidos na Praça da Criança a 100 metros do local do desfile. Confeccionaram cartazes e protestaram contra a falta de professores na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), unidade de ensino da Uece; pediram melhoria no atendimento de saúde, educação de qualidade, saneamento básico, denunciaram a violência contra os jovens e poluição de rios e lagoas no municípios. O clima era de alegria, cânticos, dança e apresentação de capoeira.

Representantes de sindicatos, instituições religiosa, pastorais sociais, Cáritas Diocesana Depois, seguiram para o bairro Prado onde houve mais manifestações e protestos.

O padre Anastácio Ferreira foi um dos coordenadores do Grito dos Excluídos em Iguatu e disse que o povo está mobilizado pedindo melhorias nos setores de educação, saúde, agricultura e moradia. Na cidade de Acopiara também houve manifestação e em Icó houve uma mesa redonda que discutiu a situação de abandono do Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos.