Os últimos dados da Defesa Civil estadual, na noite desta segunda-feira (23) apontam que o número de cidades atingidas pelas chuvas que atingem Santa Catarina desde a última sexta-feira (20) subiu para 72. São mais de 20 mil pessoas e 4 mil residências afetadas em todo o estado. O Vale do Itajaí é a região mais prejudicada. As cidades de Agronômica, Laurentino, Lontras, Presidente Getúlio e Rio do Sul decretaram estado de calamidade pública. Nesta segunda-feira (23) o governador Raimundo Colombo decretou situação de emergência.
Apesar disso, o nível dos rios começou a baixar, mas a Defesa Civil alerta que ainda há risco de inundações no Planalto Norte e Vale do Itajaí. No Planalto, apesar das chuvas terem cessado, os rios Iguaçu, em Porto União e Irineópolis, e Negro, em Mafra, estavam em nível de alerta e subindo na noite desta segunda (23). A perspectiva é que nesta madrugada os rios em Irineópolis e Mafra ultrapassem as cotas de emergência.
No Vale, conforme a última medição, por volta das 22h, os níveis dos rios em Rio do Oeste tendiam para a estabilidade em 9,77m. Em Itajaí, a previsão é que as inundações continuem, influenciadas pela água que está descendo em direção ao município e pela oscilação da maré. Já em Rio do Sul (10,26m), Taió (8,9m) e Blumenau (8,5m), os rios permanecem em cota de emergência, mas os níveis estão baixando gradualmente.
A Defesa Civil de Santa Catarina também aponta cuidados para risco de deslizamentos em encostas. Diversos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul registraram volumes significativos, com registro de deslizamentos em diversas localidades. A previsão é de maré alta, fator que ajudar a inundar algumas cidades.
A região costeira ainda sofre com a maré alta em Itajaí, São Francisco do Sul e Florianópolis, além da previsão de ressaca no Litoral. Os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar do último final de semana. Durante esta segunda e terça-feira (24), ainda há risco de alagamentos que persiste nas regiões costeira.
Em razão das chuvas, as aulas na rede estadual de ensino desta segunda (23) foram canceladas em 52 cidades atingidas.
O comunicado foi feito pela Secretaria de Estado da Educação na noite de domingo (22). Nesta segunda, os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, visitaram Santa Catarina para discutir o apoio do governo federal às cidades prejudicadas.
Além disso, oito cidades decretaram situação de emergência: Blumenau, Lages, Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta.