O roteiro parecia já escrito. Com 1 x 0 contra o placar, o Barcelona se viu ainda mais sem ação depois que Messi, lesionado, deixou o campo no intervalo para a entrada de Fabregas. Mas Tata Martino tinha um trunfo no banco de reservas: Neymar, que entrou aos 15 do segundo tempo e livrou o Barça da derrota no primeiro jogo da final da Supercopa da Espanha.
Jogando no Vicente Calderón, o Atlético tomou a iniciativa. Ligeiramente melhor em campo, os colchoneros tanto investiram que abriram o placar aos 12 minutos, por intermédio de Villa, que acertou um belo voleio. No intervalo, Messi foi sacado por conta de uma lesão na coxa. Em seu lugar, entrou Fabregas, que passou a jogar como referência na área.
A segunda etapa começou a contento do Atlético, que seguia chegando com mais perigo ao gol de Valdés. Foi aí que Martino lançou mão de Neymar, que entrou no lugar de Pedro, aos 11 minutos. Não demorou muito e, aos 15, Neymar mostrou do que é capaz. Após cruzamento de Daniel Alves, o camisa 11 subiu sozinho e tocou de cabeça para vazar Courtois: 1 x 1.