A terceira fase da Copa do Brasil foi concluída nesta quarta-feira e, com isso, o país defininiu também todos os seus representantes para a Copa Sul-americana. Como a participação no continental dependia da classificação ou não para o nacional, só agora a CBF poderá enviar à Conmebol sua lista de representantes no torneio.
Além do São Paulo, que defenderá o título do torneio e já estava garantido, outras oito equipes dependiam do seguimento da Copa do Brasil para saber se participariam ou não do continental. Pela ordem de classificação no Brasileiro 2012, essas oito equipes seriam Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico, Coritiba e Ponte Preta, que ficaram entre a 6ª e a 13ª posição.
Coritiba e Náutico, eliminados da Copa do Brasil, tiveram sua vaga no continental confirmada. No entanto, Cruzeiro, Inter e Fla passaram para as oitavas de final, então três equipes da "lista de espera" ganharam vaga na Sul-americana. Esta lista é composta de Bahia, Portuguesa, Goiás, Criciúma, Atlético-PR, Vitória, Sport, Atlético-GO e Figueirense.
Com o Goiás também vivo na Copa do Brasil, Bahia, Portuguesa e Criciúma entraram nesta semana já sabendo que disputariam a Sul-americana. Faltavam Botafogo, Santos e Ponte defirirem seu futuro.
Os dois primeiros se classificaram, ficando a Ponte Preta eliminada e com o "prêmio de consolação" de disputar o continental. Como o Atlético-PR também passou para as oitavas de final, Vitória e Sport pegaram as duas vagas remanescentes.
As equipes brasileiras que disputarão a Sul-americana 2013, então, serão: São Paulo (a partir das oitavas), Náutico, Coritiba, Ponte Preta, Bahia, Portuguesa, Criciúma, Vitória e Sport.
Placar