Dezoito vagões de milho seguem para município de Quixeramobim, a 206 quilômetros de Fortaleza, nesta quarta-feira (26). A carga contém 514,2 toneladas de milho doadas pelo Governo Federal e irá beneficiar 569 agricultores na região. Produtores de Madalena e Boa Viagem também irão receber o grão. Em Madalena serão 149 agricultores beneficiados com 79,2 toneladas. Em Boa Viagem, 186 produtores receberão 118.8 toneladas.
Após o envio para Quixeramobim, outros 18 vagões serão carregados e enviados para o município de Quixadá e região. Quarenta e cinco mil sacos, aproximadamente 270 toneladas, irão para Quixadá, Banabuiú, Choró, Chorozinho, Horizonte, Ibaretama, Pacajus, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré e Russas.
Na segunda-feira (24), cinco caminhões com carga de 123 toneladas de milho saíram do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, em direção à região do sertão de Canindé. Dois caminhões com 600 sacas de 60 quilos, outros dois caminhões com 300 sacas e mais um caminhão com 250 sacas de milho fizeram o transporte. Foram atendidos quatro municípios: Canindé, Caridade, Paramoti e Itatira.
"Temos o compromisso do Governo Federal de enviar ao estado 60 mil toneladas de milho a cada 60 dias e assim, esperamos até o final do ano que todos os municípios sejam abastecidos com alimento para o rebanho", diz o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. A saca de 60 quilos está sendo vendida a R$ 18,20 para os agricultores familiares e a R$ 21 para os médios e grandes produtores.