quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Crianças e adolescentes praticam automutilação 'para aliviar dor emocional’

Automutilação
Legenda: Automutilação acontece numa tentativa de transpor a dor emocional para o plano físicoFoto: Rodrigo Gadelha

"Comecei a me rebaixar, parei de fazer coisas que eu gostava. E a partir daí comecei a me mutilar. Quando fazia isso, eu conseguia me desligar das coisas que me machucavam por dentro. Era uma forma de escapar da minha realidade."

O relato duro é de Lara*, 14 anos, estudante cearense que terá a identidade preservada nesta reportagem. A história dela é uma entre tantas de crianças e adolescentes que praticam automutilação, lesionam o próprio corpo como forma de amenizar dores emocionais.

A tentativa de fazer o sofrimento do corpo camuflar o emocional é efeito de um adoecimento mental que pode ter múltiplas causas – como bullying, discriminação racial e de gênero, problemas sociais e econômicos, conflitos familiares, doenças, transtornos mentais, entre outros tantos.

Os sinais no corpo e no comportamento
Legenda: Os sinais no corpo e no comportamento das crianças e adolescentes devem ser observados com cuidado pela família
Foto: Natinho Rodrigues

No caso de Lara*, recorrer às automutilações – que depois evoluíram para tentativas de suicídio – era uma forma de "escapar" dos efeitos que os episódios de bullying, racismo e exclusão faziam pesar sobre ela. Uma carga insustentável.

“Diziam que eu tinha cabelo de bombril, me xingavam de palavrões, chegaram a me trancar na sala de estudo da biblioteca. Todo mundo fazia isso, machucava muito minha autoestima. Comecei a me isolar e, a partir daí, a me mutilar", lembra, em entrevista que fez questão de conceder, quando a reportagem contatou a família.

Em 2019, ela se juntou a uma estatística preocupante: no Ceará, naquele ano, pelo menos 1.241 crianças e adolescentes provocaram autolesões, maior número dos últimos 4 anos. Em 2020 e 2021, foram mais 1.722 casos de lesão autoprovocada registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

"Porque é algo que eu vivenciei, somente eu sou capaz de descrever o que eu senti. Hoje em dia, uso isso pra me fortalecer, como aprendizado."

Casos de suicídio, tentativas ou automutilações são problemas de saúde pública e afetam todas as idades, mas têm tratamento e precisam ser acompanhados por profissionais. No Ceará, unidades de saúde públicas e privadas, além de projetos sociais, atendem pacientes e familiares. Ao fim deste texto, há uma lista com endereços e contatos desses locais.

Lara* integra uma faixa etária crítica quando o assunto é saúde mental – a infância e a adolescência, foco da série de reportagens publicadas pelo Diário do Nordeste, ao longo desta semana.

Para ela, com a chegada da pandemia e o consequente isolamento social, em 2020, “tudo ficou pior”. “Tava todo mundo em casa, a gente se estressava, acabava que descontava uns nos outros”, relembra.

A prática de se automutilar, então, tomou outra proporção: a menina chegou a tentar suicídio por 3 vezes. “Na terceira, tive que ir pro médico, porque tava passando mal. Passei quatro semanas internada”, narra. Até hoje, o acompanhamento por profissionais é indispensável.

Eu escondia bem (as lesões), mas minha irmã percebeu. Ela me abraçou e a gente conversou. Me ajudou, porque a gente sente o afeto, o carinho que a pessoa tem. Quando eu falava, tirava um peso das minhas costas, sensação que eu só tinha quando me mutilava
Lara*

Automutilação x tentativa de suicídio

A psiquiatra Luísa Weber Bisol, professora de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que a automutilação é uma “autolesão não-suicida”, cujo objetivo, em geral, “é provocar uma dor física pra aliviar a dor emocional”.

“Às vezes, ver o sangue ou sentir a dor física alivia a dor emocional. O objetivo da automutilação não é tirar a própria vida”, destaca, ressaltando, porém, que é preciso tratar o problema de forma imediata.

O ímpeto de ferir o próprio corpo acontece pelo adoecimento mental causado pelo ambiente externo, como acrescenta a doutora em psicologia clínica e professora na Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alessandra Silva Xavier.

“É como se estivesse tentando transferir a dor emocional, que é relacionada a diversos fatores, como uma angústia social, questão financeira, violência de gênero, sexual e doméstica, além de bullying, conflitos familiares, dificuldades com a escola e racismo estrutural”, lista.

Tanta pressão recai sobre pessoas ainda sem ferramentas para lidar com adversidades, e isso aumenta as chances de automutilação ao longo da vida. Estudos internacionais citados pela especialista apontam que a prática é mais comum entre os 12 e 30 anos de idade.

“Como muitas vezes não há recursos internos para elaborar e pedir ajuda, essas dores são expressas através de atos de automutilação, que comunicam uma dor emocional profunda”, completa Alessandra.

A psiquiatra Luísa Bisol lista ainda alguns perfis comportamentais que podem ser considerados de risco para automutilação:

  • Dificuldades ao “não ser aceito” por um grupo;
  • Preocupação excessiva com a opinião dos pares;
  • Dificuldade de lidar com frustrações;
  • Sentimento crônico de vazio;
  • Dificuldade de lidar com abandono – real ou imaginário.

Quando se fala em automutilação, a primeira que se imagina, reproduzida inclusive em filmes e séries de TV, são os cortes nos pulsos. Mas, como a psiquiatra frisa, existem outras formas às quais se deve ter atenção.

“Muitas vezes, os adolescentes se cortam nas pernas, dão cabeçadas na parede até doer, porque o cabelo esconde; ou arrancam pelos pubianos. Fazem coisas pra se agredir que não aparecem, são mais facilmente disfarçadas”, alerta.

sofrimento emocional
Legenda: Automutilação comunica a gravidade do sofrimento emocional de crianças e adolescentes
Foto: Rodrigo Gadelha

Machucados com facas, lâminas e queimaduras com cigarros também são comuns, como aponta Alessandra. Quem é responsável por crianças e jovens, então, precisa ficar alerta aos sinais.

“É importante ficar atento se o adolescente está num comportamento muito retraído e que não fala com ninguém. Quem está se envolvendo com condutas de risco ou com outros adolescentes que estão em sofrimento e também desenvolvendo automutilação”, conclui.

Maria*, 21, irmã de Lara, por exemplo, descobriu que a irmã estava se automutilando por um sinal simples: a adolescente pediu um casaco de presente.

“Percebi que ela tava usando esse casaco dentro de casa. Foi quando deu um negócio na minha cabeça, puxei o casaco do braço dela e vi os cortes. Não me admirei nem me assustei, só percebi que ela tava precisando de ajuda. E abracei”, relata.

Como prevenir a automutilação?

Identificar as crianças e adolescentes em risco, segundo Luísa Bisol, é o primeiro passo para prevenir a automutilação. “Ajudá-las a buscar ajuda, psicoterapia, especialmente. Ficar de olho nos adolescentes, saber com quem andam, o que estão fazendo, se estão bebendo, usando drogas. Isso tudo pode ajudar a prevenir”, sublinha.

Uma vez identificada a automutilação, a gente não pode fazer de conta que não existe, não achar que é pouca coisa. Isso é grave. É preciso levar para tratamento, para que a pessoa possa falar. Quando fala das angústias, ela consegue não agir, não se pisar
Luísa Bisol
Psiquiatra

O convívio com outras crianças e adolescentes que praticam automutilação também deve ser motivo para conversa entre pais e filhos. Também é preciso a observação cuidadosa de jovens retraídos e que relatam sensação de vazio, como destaca Alessandra Xavier.

"Esse sofrimento deve ser visto, reconhecido e cuidado. Esse é o primeiro passo: ser capaz de identificar, acolher e reconhecer, sem julgar, que aquele adolescente está em sofrimento", orienta a especialista.

Isso é tanto um comunicado, como um pedido de ajuda. Só que essa ajuda precisa ser feita da forma adequada, sem julgamento, crítica ou desqualificação. É importante entender que é uma dor que precisa ser acolhida e oferecidas estratégias de cuidado necessário
Alessandra Xavier
Psicóloga

Automutilação e o papel da escola

O cenário adoecedor para Lara, que teve a experiência narrada no início desta reportagem, foi formado na escola – o que muitos outros estudantes também sofrem, seja devido a questões raciais, de orientação sexual ou a condições econômicas. 

"Até que ponto a automutilação não denuncia uma escola onde as relações são frias emocionalmente, violentas e onde não há espaço para existir em diversidade?", questiona Alessandra Xavier.

Por isso, a escola precisa ser um ambiente para o debate sobre saúde mental com profissionais da educação, estudantes e familiares envolvidos. Ações de arte, cultura e esporte também são parte de uma rotina saudável, como aponta a especialista.

É muito importante a gente entender a necessidade das políticas públicas para garantir espaços onde adolescentes possam ser acolhidos, para lidar com os conflitos familiares, a pressão da escola
Alessandra Xavier
Psicóloga

Isso pode desenvolver a capacidade de encontrar soluções para adversidades, fortalecer autoestima e confiança, como exemplifica. "Precisamos garantir espaços onde possam ser construídas habilidades para lidar com dilemas e questões da vida”.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em resposta à reportagem sobre as ações voltadas para a saúde mental dos estudantes, destacou a Política Estadual de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. São projetos e ações para o exercício dos aspectos cognitivos, psicomotores e socioemocionais. Confira:

  • O Projeto Professor Diretor de Turma: o atendimento individualizado permite a identificação do sofrimento psíquico, automutilação e ideação suicida;
  • A contratação de psicólogos educacionais: profissionais atuantes nas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e nas três Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
  • O Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS): a iniciativa promove autoconhecimento no 1º ano do ensino médio, reflexões sobre a relação com a comunidade no 2º ano e os objetivos profissionais e pessoais no 3º ano.
  • Acolhimento: as escolas foram orientadas pela Seduc a elaborar um plano de acolhimento, especificando as linhas de atuação, as estratégias, o tempo e o público-alvo envolvido abrangendo alunos, profissionais e familiares.
  • Mediação: a Célula de Mediação Social e Cultura de Paz promove ações de prevenção à violência dentro do espaço escolar e resolução positiva de conflitos por meio das práticas restaurativas.
  • Prevenção: a Seduc está no processo de implantação das Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra a Criança e o Adolescente. O processo tem como finalidade fortalecer o papel protetivo da escola.

Convívio na escola
Legenda: Convívio na escola deve ser mediado com profissionais informados sobre saúde mental
Foto: Freepik

A Secretaria da Educação de Fortaleza (SME) informou que a rede busca prevenir o bullying. Entre as atividades, são feitas palestras e orientações para a comunidade escolar também no sentido de evitar autolesões. Confira as iniciativas:

  • Célula de Mediação Social e Cultura de Paz: política de prevenção e resolução de conflitos escolares para a disseminação da cultura de paz. São promovidos mediação de conflitos, comunicação não-violenta, círculos de construção de paz.
  • Serviço de Psicologia Escolar: contribui no processo de ensino e aprendizagem, escuta, orientação e fortalecimento dos vínculos e bem-estar da comunidade escolar. O serviço conta com 12 profissionais de psicologia, além de estagiários.
  • Plantão Psicológico Escolar (PPE): oferece suporte emocional para todos da comunidade escolar, através de ligações telefônicas.
  • Semana Lilás: promove a saúde emocional de alunos, famílias e profissionais da educação na quarta semana de cada mês. São feitos ciclos de cuidados socioemocionais.

Lesões autoprovocadas em crianças e adolescentes

O número de pacientes com até 19 anos recebidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza após automutilação passou de 370, em 2020, para 554 no ano seguinte – crescimento de 50%. São casos de machucados, queimaduras e envenenamentos, por exemplo.

Já entre janeiro e agosto deste ano, foram 278 atendimentos por lesões autoprovocadas nesta faixa etária, como detalham os dados da Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS).

A Secretaria indica que pacientes com algum indício de transtorno mental podem ser avaliados em algum dos 116 postos de saúde da Capital e encaminhados para uma unidade especializada.

Entre essas unidades estão os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil onde são feitos acolhimento diurno e noturno, avaliação, atendimento intensivo, visita domiciliar e institucional, ações intersetoriais, entre outros. São duas unidades em Fortaleza.

Onde buscar ajuda

Caso você esteja se sentindo sozinho, triste, angustiado, ansioso ou tendo sinais e sentimentos relacionados a suicídio, procure ajuda especializada em sua cidade. É possível encontrar apoio em instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV - 188) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

• Postos de saúde: as unidades são portas de entrada para obter ajuda especializada, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

CAPS Infantil - Estudante Nogueira Jucá
Endereço: Rua Cruz Saldanha , 485, Parquelândia

CAPS Infantil - Maria Ileuda Verçosa
Rua Virgílio Paes, 2500, Cidade dos Funcionários
 
Centro de Valorização da Vida – CVV
Atendimento 24h 
Contatos: 188 ou chat pelo site https://www.cvv.org.br
 
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Contato: 193 
Endereço: Núcleo de Busca e Salvamento Av. Presidente Castelo Branco, 1000 – Moura Brasil – Fortaleza-CE
 
Hospital de Saúde Mental de Messejana
Contatos: (85) 3101.4348 | www.hsmm.ce.gov.br 
Endereço: Rua Vicente Nobre Macêdo, s/n – Messejana – Fortaleza/CE

Programa de Apoio à Vida – PRAVIDA/UFC
Contatos: (85) 3366.8149 / 98400.5672 | contato.pravida@gmail.com
Endereço: Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza/CE

 • Instituto Bia Dote
Contatos: (85) 3264.2992 / 99842.0403 | contato@institutobiadote.org.br / institutobiadote@gmail.com | www.institutobiadote.org.br 
Endereço: Av. Barão de Studart, 2360 – Sala 1106 – Aldeota – Fortaleza/CE

Polícia do Ceará poderá identificar falsos entregadores de aplicativo para evitar crimes


Foto Fabiane de Paula
A tecnologia vai atuar mais uma vez como aliada para as forças de Segurança Pública do Ceará. Parceria foi assinada, nesta quarta-feira (28), entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e uma empresa de entrega por aplicativo buscando reduzir a incidência de roubos ou outros crimes cometidos por falsos entregadores ou funcionários mal intencionados. 

Com o termo de cooperação, será possível que os policiais militares e civis identifiquem nas abordagens se o motociclista ou ciclista é cadastrado e está em serviço da empresa. Isso será possível porque a empresa iFood dará para a SSPDS acesso às informações da plataforma.

A ideia é evitar que falsos entregadores cometam crimes usando a blusa e a mochila do aplicativo.

Os policiais vão ter acesso aos dados pelo PCA, que é o aplicativo que os agentes usam no celular durante as abordagens.

O secretário Sandro Caron considera o acordo "uma parceria onde todos ganham". Conforme o titular da SSPDS, "a Segurança Pública é do interesse de todos. Vamos usar tecnologia a serviço. Policiais vão conseguir identificar se é realmente um entregador de iFood. Verificado isso, ele será rapidamente liberado".

Com informações do Diário do Nordeste.

Com gol no fim, Fortaleza vira e vence o Flamengo na Arena Castelão pela Série A do Campeonato Brasileiro


Foto Thiago Gadelha / SVM
O Fortaleza venceu o Flamengo por 3 a 2, nesta quarta-feira (28), pela 28ª rodada da Série A. Na Arena Castelão, o time cearense abriu o placar com Pedro Rocha, sofreu a virada com gols de Gabigol na etapa inicial, mas buscou resultado e fez com Pedro Rocha e Caio Alexandre, aos 48 do 2º tempo. O placar encerrou a sequência do Leão de três jogos sem vitória: antes, teve empate com Juventude e derrotas para Botafogo e Fluminense.

Na tabela de classificação, saltou para 12º colocado, com 34 pontos. Na próxima rodada, enfrenta o Goiás no sábado (1º), no estádio Serrinha, em Goiânia/GO, às 19h.

Com informações do Diário do Nordeste.

Simone vai estrear na carreira solo com show em festival no interior de Goiás


A cantora Simone Mendes terá o primeiro show da carreira solo no Caldas Country Festival, em Goiás, no dia 13 de novembro. A informação foi divulgada nas redes oficiais do evento, na noite desta quarta-feira (28).

Em vídeo, Simone falou sobre a emoção do momento:

Tô passando aqui pra dizer que é o meu lançamento oficial do meu primeiro show solo. No dia 13 a sofrência é garantida. Um show lindo e eu conto com a energia de vocês

SIMONE MENDES

 
Cantora

A expectativa é que Simone apresente as novas músicas de trabalhos como solista. Desde o início de setembro, ela se reúne com diferentes compositores para montar repertório.

ATRAÇÕES DA FESTA

Participam também do evento Matogrosso & Mathias, Pedro Sampaio, Maiara & Maraisa, Gusttavo Lima, Mari Fernandez, Sevenn, Harmonia do Samba, Ana Castela, Guilherme & Benuto, Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto, Jorge & Mateus, Clayton & Romário e Dennis. O festival será entre os dias 11 e 14 de novembro. Os ingressos já estão à venda.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará perde para o Coritiba no Couto Pereira e se aproxima da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro


Foto Fausto Filho / Ceará SC
O Ceará perdeu para o Coritiba por 1 a 0 nesta quarta-feira (28), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Fabrício Daniel marcou o único gol da partida.

Com o resultado, a equipe alvinegra mantém os 31 pontos, sendo ultrapassado pelo Coritiba na tabela de classificação, ficando na 16ª colocação.

Na próxima rodada, o Alvinegro de Porangabuçu recebe o América-MG, na Arena Castelão. O duelo acontece no sábado (1°), às 15h (horário de Brasília).

Com informações do Diário do Nordeste.

Mega-Sena acumula e vai para R$ 300 milhões, maior prêmio regular da história


Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena nesta última quarta-feira (28), e o prêmio acumulou pela décima quarta vez seguida. A estimativa para o próximo concurso, a ser realizado no sábado, dia 1 de outubro, é de R$ 300 milhões, o maior prêmio regular da história.

O valor também registra o maior do ano até agora. O sorteio poderá ser acompanhado ao vivo pelo perfil da Loterias Caixa no Facebook e no canal da Caixa Econômica Federal no Youtube.

O concurso 2524 teve as seguintes dezenas sorteadas: 22 - 37 - 03 - 41 - 43 - 20

No Ceará, foram registrados oito ganhadores da quina. Um dos apostadores fez uma aposta de oito números e ganhou R$ 131.743,86. Já as outras sete apostas ganharam, cada, R$ 43.914,62.

Com informações do Diário do Nordeste.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Homem gritava "vamos ver quem é eleitor de Lula" enquanto esfaqueava vítima

Edmilson Freire da Silva, de 59 anos, foi preso pela Polícia Civil do Ceará nesta segunda-feira, 26, em cumprimento de mandado de prisão preventiva suspeito de matar um homem em um bar no município de Cascavel, por motivação de discussão política no sábado, 24. 

Conforme O POVO apurou, enquanto esfaqueava a vítima, identificada como Antônio Carlos Silva Lima, ele falava "vamos ver quem é eleitor de Lula aqui", informaram testemunhas. Nesta terça-feira, 27, Edmilson deve passar por audiência de custódia.

O homem responde na Justiça por lesão corporal contra a própria companheira no ano de 2020 e chegou a ser preso em flagrante na época. As primeiras informações sobre o crime ocorrido no sábado, 24, são de que a motivação do crime está relacionada a questões políticas.

Cinco pessoas foram ouvidas pela Polícia Civil do Ceará, entre elas, o dono do bar, três clientes e um vizinho. As pessoas afirmaram que Edmilson chegou armado com uma faca ao local e começou a perguntar sobre política, em quem as pessoas iam votar. Carlos confirmou ser eleitor do ex-presidente Lula.

Na versão de Edmilson fornecida à Polícia, ele nega os fatos e diz que a vítima começou a perguntar e a falar sobre política e alega que foi agredido pela vítima e teve que se defender.

Edmilson foi detido por meio de mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado, por motivo torpe, que foi solicitado à Justiça por meio da Delegacia de Cascavel. O responsável por representar pela prisão foi o delegado Josafat Araújo Carneiro Filho. Se condenado, ele pode ter a pena de reclusão de 12 a 30 anos.

Debate para governador do Ceará na TV Verdes Mares ocorre nesta terça-feira (27)


Foto Fabiane de Paula
A TV Verdes Mares promove nesta terça-feira (27) seu debate com os candidatos ao Governo do Ceará. O encontro será mediado pela jornalista Taís Lopes, ao vivo, e vai ao ar após a novela "Pantanal". 

Foram convidados para o debate os candidatos com representação partidária no Congresso Nacional. Capitão Wagner (União Brasil), Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) participam do confronto de ideias.

As perguntas serão feitas entre os próprios candidatos, com o objetivo de enfatizar o aprofundamento do programa de governo de cada um. A ordem em que os políticos farão os questionamentos já foi sorteada.
Regras

Representantes dos partidos políticos se reuniram com a TV Verdes Mares na semana passada e foram apresentados às regras do evento.

Durante o debate, cada candidato terá o direito de fazer uma pergunta e também de responder a uma. Assim, todos perguntam e todos respondem, em todos os blocos.

No total, serão quatro blocos de debate, divididos desta forma:

1º.bloco: Perguntas com tema livre.

2º bloco: Perguntas com tema determinado.

3º bloco: Perguntas com tema livre.

4º bloco: Perguntas com tema determinado e considerações finais.

Para os blocos de temas determinados, foram definidos pela produção 20 temas que estarão em uma urna no estúdio. Apenas seis deles serão sorteados durante a noite, sendo usados uma única vez.

Com informações do Diário do Nordeste.

Gretchen não quer ser associada à Bia Miranda, explica equipe da atriz

Gretchen e a neta
Foto: reprodução/Instagram

A cantora Gretchen não está satisfeita com o comportamento que sua neta, Bia Miranda, vem demonstrando em A Fazenda 14, da Record Tv. 

A assessoria da artista emitiu uma nota, nesta segunda-feira (26), pedindo que público não associe o nome da Rainha do Rebolado com as atitudes da participante do reality.

No comunicado, a assessoria diz que Gretchen “não tem e nunca teve participação ativa na educação e criação de Bia Miranda” e que "não está de acordo com o comportamento e atitudes que a jovem vem apresentando dentro do reality show em TV aberta", diz a nota.

Leia o comunicado na íntegra:

"A assessoria de comunicação e imprensa de Maria Odete de Miranda, Gretchen, informa que a artista não tem e nunca teve participação ativa na educação e criação de Bia Miranda. 

Gretchen não está de acordo com o comportamento e atitudes que a jovem vem apresentando dentro de um reality show atualmente no ar em TV aberta.

Pedimos a gentileza que não associem de forma alguma o comportamento desrespeitoso apresentado pela participante à maneira que Gretchen educou e se relaciona com seus filhos e netos".

Izolda Cela declara voto em Elmano para o Governo do Ceará em propaganda eleitoral; veja discurso

Izolda Cela na propaganda de Elmano de Freitas
Legenda: Izolda Cela na propaganda de Elmano de Freitas
Foto: Reprodução

A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), declarou nesta segunda-feira (26) apoio à campanha do petista Elmano de Freitas pelo Governo do Ceará. 

A inserção prevista para a propaganda de rádio e TV foi veiculada também nas redes sociais da ex-pedetista.

"Agora, sigo minha consciência no que considero ser o melhor para o nosso Estado. E o melhor para seguir esse projeto é o Elmano. Conheci o Elmano quando eu era secretária de Educação do Cid e vejo uma trajetória pautada na defesa do povo cearense", disse a governadora. 

A entrada de Izolda na reta final da campanha do PT era especulada há dias e ganhou força com os episódios de ações judiciais e ataques de campanha do ex-aliado Roberto Cláudio, do PDT, também candidato ao Governo.

A governadora deixou o partido em julho, logo após Roberto Cláudio ser escolhido como candidato a governador. Izolda era um dos quatro nomes cotados pelo PDT e ganhou apoio de partidos aliados e de lideranças, como o ex-governador Camilo Santana (PT), principalmente após assumir o Executivo, em abril, com a desincompatibilização de Camilo.

O fato de não poder disputar a reeleição gerou desgastes internos e externos que resultaram na desfiliação da única governadora mulher do PDT e em perdas de apoios, como a de prefeitos que deixaram a legenda em seguida.

Desde o início da campanha oficial, Izolda evitava movimentações eleitorais. Na convenção que oficializou a candidatura de Elmano, Izolda teve encontro com o ex-presidente Lula, candidato a presidente novamente em 2022, mas não participou do ato partidário. Ela também já havia declarado ter sido consultada sobre a escolha de Elmano como candidato do atual grupo governista.

A presença de Izolda na campanha nos últimos dias que antecedem o primeiro turno acontece também após Elmano subir nas pesquisas e assumir a liderança em empate técnico com Capitão Wagner (União Brasil), conforme a terceira rodada da pesquisa Ipec TV Verdes Mares. 

A última pesquisa mostrou também crescimento de Elmano entre os eleitores votantes que avaliam positivamente a gestão de Izolda

A embarque da governadora na disputa eleitoral por sua sucessão é estratégico. 

Os desdobramentos, se positivos, se neutros, se negativos, serão vistos logo em breve.

Moradores do distrito de Solidão, em Acopiara, estão em festa com a futura reconstrução e piçarramento de estrada


Na última quarta-feira, 21, o prefeito Antônio Almeida, a vice-prefeita Dra. Ana Patricia juto com os secretários da infraestrutura, Erik Piancó e da Educação, Robinho Almeida anunciaram o início da reconstrução e piçarramento da estrada que liga Vila Guaribas à sede do município e ainda as reformas das escolas locais.

Um sonho da comunidade que agora se torna realidade por meio da reivindicação coletiva das 13 associações comunitárias do distrito, recebida pela gestão do município.

Os recursos para execução das obras foram conseguidos através de parcerias estaduais.

Representantes das associações falaram da alegria e da gratidão por terem seus pleitos atendidos e reconhecidos como importantes iniciativas para o desenvolvimento do distrito.

O Prefeito e a Vice-Prefeita foram unânimes em destacar o fortalecimento da união dos moradores locais para pleitear obras em benefício comunitário.

"Vocês são exemplos para as demais comunidades acopiarenses, por colocarem os interesses coletivos acima dos pessoais e partidários. E assim que deve ser. A nossa gestão é de todos e para todos e estamos sempre abertos ao diálogo e a escuta", frisou o prefeito em sua fala.

Na ocasião, o gestor também assegurou que em breve dará início a execução da pavimentação de Vila Guaribas.

Também na solenidades foram entregues notebooks para as escolas que ajudará na informatização das unidades escolares.

Suspeito de matar eleitor de Lula a facadas em bar em Cascavel é preso

bolsonarista preso
Legenda: Edmilson Freire da Silva, de 59 anos, afirmou que reagiu a uma agressão e esfaqueou Antônio Carlos.
Foto: Thiago Gadelha

O suspeito de matar a facadas um eleitor do candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, em um bar em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi preso na tarde desta segunda-feira (26). 

O crime, que teve motivação política, de acordo com as investigações, ocorreu no último sábado (24).

Edmílson Freire da Silva, de 59 anos, foi alvo de um mandado de prisão, expedido pela Justiça Estadual e cumprido dentro da Delegacia Municipal de Cascavel, quando o suspeito foi prestar depoimento sobre o crime.

A reportagem apurou, com fontes ligadas à investigação, que o suspeito - que já tinha passagem pela Polícia por lesão corporal dolosa - chegou a um estabelecimento comercial acompanhado de uma mulher e perguntou "Quem é Lula aqui?".

Luva de Pedreiro volta a publicar vídeos nas redes sociais

Imagem mostra homem ajoelhado
Legenda: Luva de Pedreiro volta a postar vídeos nas redes sociais.
Foto: Reprodução

Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, voltou a postar vídeos nas redes sociais. Menos de duas semanas após anunciar aposentadoria, o influencer postou novo conteúdo nesta segunda-feira (26). 

Nas imagens, mais dos famosos gols que fazem sucesso nas redes.

O influencer também fez uma transmissão ao vivo, que teve a participação de mais de 30 mil internautas, e pediu comentários na publicação. O jovem está morando em Recife desde que mudou de empresário. Agora, é agenciado pela empresa de Falcão, ex-jogador. 

Iran apagou todos os vídeos das redes sociais no último dia 13 de setembro. Ele disse que estava cansado da fama e gostaria de voltar para casa. Depois, no dia seguinte, negou que fosse por falta de conteúdo.

O colunista Léo Dias chegou a informar que ele estaria trocando de empresário e seria agenciado pelo senegalês Khaby Lame. Em seguida, Iran fez uma live ao lado de Falcão para negar a situação.

Luva de Pedreiro e Falcão

Em junho deste ano, Luva de Pedreiro passou a ser gerenciado por Falcão, empresário e ídolo do futsal. O jovem passou por conflitos com o ex-empresário Allan Jesus. 

Legenda: Falcão se tornou o novo empresário de Luva de Pedreiro
Foto: reprodução / Instagram

Imagem mostra dois homens de mãos dadas
Legenda: Influencer anunciou pausa da carreira nas redes sociais.
Foto: Divulgação/Luva de Pedreiro

Em setembro, o influencer teve negado o recurso que tentava derrubar a obrigatoriedade de depositar 30% dos rendimentos totais dele, até pagar o montante de R$ 5,2 milhões devidos à Allan.

Urgente: Iguatu confirma primeiro caso de varíola dos macacos


Foto Shutterstock
O secretário de saúde de Iguatu, Fernando Fernandes, confirmou nesta segunda-feira (26), o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox), no município.

O secretário afirmou que trata-se de um homem de 44 anos de idade. O paciente reside em Iguatu e retornou há poucos dias de uma viagem ao Estado de São Paulo.

A Coordenadora do setor de Epidemiologia, Dágila Bandeira, também afirmou que a cidade ainda possui um caso suspeito da doença.

Segundo os representantes da Secretaria de Saúde de Iguatu, o paciente apresenta o quadro de saúde estável e está em isolamento. De acordo com o Ministério da Saúde, a monkeypox “é uma doença que exige contato muito próximo e prolongado para transmissão de pessoa a pessoa, não sendo característica a rápida disseminação”. Apesar disso, o vírus tem potencial epidêmico.

Com informações do Site Iguatu.net.

Camilo Santana repudia assassinato de eleitor de Lula no Ceará: "Fruto da intolerância"


Foto Aurélio Alves/ O Povo 
O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), comentou sobre a morte de um caseiro em Cascavel após o homem se identificar como eleitor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último sábado, 24. Segundo o petista, seria "mais um caso inaceitável de violência, fruto da intolerância". Nas redes sociais, após a repercussão, o candidato ao Senado Federal disse que o País não podia "aceitar como normal esse discurso de ódio".

O candidato mencionou em seu texto a apuração do O POVO sobre o caso. Um homem entrou em um bar localizado em Cascavel, esfaqueou e matou um cliente após a vítima se manifestar como eleitor do candidato Lula (PT).

A Polícia Civil do Ceará investiga o crime. A vítima de 39 anos, Antônio Carlos Silva de Lima, não tinha antecedentes criminais e o suspeito do crime é um homem de 59 anos, com passagens por lesão corporal dolosa. A vítima trabalhava como caseiro de sítios na região e deixa um filho de 10 anos de idade.

Com informações do O Povo.

Motorista de candidata a deputada estadual é morto a tiros durante evento político, no Ceará


O motorista da candidata a deputada estadual Sabrina Veras (MDB) foi morto a tiros durante um evento da campanha política na Rua Professor Leite Gondim, no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, no fim da tarde desta última segunda-feira (26).

A equipe da candidata divulgou uma nota de pesar pela morte do colaborador, identificado como Ianário Pereira Souza Rocha.

"A comitiva da candidata emedebista Sabrina Veras foi vítima de um ato de violência no final da tarde desta segunda-feira, durante um evento de campanha. Na ação criminosa, o motorista da equipe. Sr. Ianário Pereira de Souza Rocha, foi brutalmente assassinado", diz um trecho da nota.

Ainda segundo o comunicado, a polícia já iniciou as investigações para apurar a motivação do crime.

"Esperamos que as autoridades realizem ampla e célere investigação e responsabilizem os culpados. Extremamente abaladas, Sabrina Veras e sua equipe estão prestando total apoio à família da vítima, à qual se solidarizam com os mais profundos votos de pesar, assim como a seus amigos e colegas", informou a nota.

Com informações do G1 Ceará.

Pesquisa eleitoral 2022: Lula tem 45% contra 35% de Bolsonaro, diz BTG/FBS

Pesquisa BTG/FBS: Lula oscila para cima e Bolsonaro fica estável (Foto: Diretoria de Arte/Yahoo)
Pesquisa BTG/FBS: Lula oscila para cima e Bolsonaro fica estável (Foto: Diretoria de Arte/Yahoo)

Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (26), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa pela Presidência: no primeiro turno, o petista tem 45% das intenções de voto —ele tinha 44% no levantamento anterior —e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 35%.

Esse é resultado é da pesquisa estimulada, ou seja, quando os entrevistados recebem uma lista dos candidatos ao Palácio do Planalto.

  • Lula (PT): 45%

  • Jair Bolsonaro (PL): 35%

  • Ciro Gomes (PDT): 7%

  • Simone Tebet (MDB): 4%

  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

  • Luiz Felipe D'Avila (Novo): 1%

  • José Maria Eymael (DC): 0%

  • Vera Lucia (PSTU): 0%

  • Sofia Manzano (PCB): 0%

  • Leonardo Péricles (UP): 0%

  • Padre Kelmon (PTB): 0%

  • Nenhum/branco/nulo: 4%

  • Não sabe/não respondeu: 2%

O levantamento também mostra as intenções de voto no primeiro turno, mas com respostas espontâneas, ou seja, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos.

  • Lula (PT): 44%

  • Jair Bolsonaro (PL): 34%

  • Ciro Gomes (PDT): 5%

  • Simone Tebet (MDB): 3%

  • Outros: 2%

  • Branco/Nulo/Nenhum: 5%

  • Não sabe/não respondeu: 7%

Segundo turno

Em um eventual segundo turno com Lula e Bolsonaro na disputa, o petista venceria com 52% dos votos, e o presidente ficaria com 40%.

Se Lula fosse com Ciro Gomes para o segundo turno, ele venceria com 47% dos votos, e o pedetista ficaria com 36%.

Na disputa entre Lula e Simone Tebet, o ex-presidente marcaria 49%, contra 34% da candidata do MDB.

Na disputa entre Ciro e Bolsonaro, o ex=ministro teria 48%, e Bolsonaro 39%.

Já entre Bolsonaro e Tebet, a senadora marcaria 46% e Bolsonaro ficaria 40%.

A pesquisa fez duas mil entrevistas por telefone de 23 a 25 de setembro de 2022. Está registrada no TSE com o número BR-08123/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

1º turno: saiba a ordem de votação, horários e proibições

1º turno - eleições 2022 - urna eletrônica - voto

O 1º turno das eleições gerais deste ano será realizado no próximo domingo, dia 2 de outubro. Na data, cada eleitor deverá votar para cinco diferentes cargos. Além disso, há horário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o país. Assim como um conjunto de regras do que se pode — e o que não se pode — fazer diante da urna eletrônica.

Ordem de votação do 1º turno

Neste ano, os eleitores irão primeiramente votar para deputado federal, que tem quatro dígitos. Depois, a votação deverá seguir como deputado estadual/distrital (cinco números), senador (três números), governador (dois números) e, por fim, presidente da República (também com dois dígitos).

Em todos os cinco casos, o eleitor deve aguardar aparecer na tela da urna eletrônica a foto e as informações do candidato em questão. Estando tudo correto, basta apertar a tecla verde, de “confirma”. Se for necessário mudar algo, deve-se apertar o “corrige”, em vermelho. Para votar em “branco”, é necessário apertar o botão de mesma cor e, na sequência, confirmar.

Detalhe, para os cargos de deputado federal e estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), é possível votar na legenda. Ou seja: distribuir o voto para um partido, não para um candidato em específico. Para isso, é necessário apertar os dois primeiros dígitos para a função em questão, aguardar a informação do partido aparecer na tela e, assim, confirmar.

Em resumo, a sequência de votação será a seguinte:

1º turno - cola de votação do TSE

Foto: TSE/divulgação

Horários para ir votar

Para o 1º turno das eleições de 2022, a Justiça Eleitoral resolveu padronizar os horários de votação pelo fuso de Brasília. Dessa forma, de acordo com os relógios do Distrito Federal, os brasileiros terão das 8h às 17h para se dirigirem às suas respectivas zonas e seções eleitorais.

Dessa forma, os eleitores de unidades federativas que têm horários diferentes do de Brasília precisam ficar atentos. Em Mato Grosso, por exemplo, a votação será disponibilizada no horário local das 7h às 16h — isso porque o Estado está uma hora “atrasado” em relação à capital do país.

No Acre e no extremo oeste do Amazonas, pelo horário local a votação estará liberada das 6h às 15h, pois são áreas inseridas no fuso de menos duas horas no comparativo com Brasília. Por fim, o eleitorado do distrito de Fernando de Noronha (PE) poderá votar das 9h às 18h, uma vez que o arquipélago está uma hora à frente da do DF.

Ou seja, o mapa do Brasil para horários de votação deste 1º turno é o seguinte:

fuso horário da votação - eleições 2022

Foto: Wikimedia/reprodução

Proibições na hora do voto

Para este ano, há uma lista de proibições em relação ao dia de votação. No último dia 10, o TSE definiu, por exemplo, que os eleitores não poderão levar o aparelho celular até a cabine de votação. Dessa forma, quem for apresentar o e-Título como documento oficial terá de deixar o celular com o mesário. A mesma restrição vale para outros objetos, como máquinas fotográficas e gravadores.

Conforme ocorrido em outros pleitos, a proibição de propaganda eleitoral no dia da votação está mantida para o 1º turno deste ano. Nesse sentido, tanto candidatos quanto eleitores não podem realizar carreatas, pedir voto por meio de alto-falantes ou distribuir santinhos. Também não é permitida, de acordo com o TSE, a “aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva — até o término da votação.”

Ao rigor da legislação brasileira, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade. Para quem tem mais de 70 ou 16 e 17 anos, o voto é facultativo — assim para quem é analfabeto. E atenção: para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto (como RG e CNH).

cabine de votação - tse

Foto: TSE/divulgação

— Punições para quem não votar no 1º turno

Para os grupos em que o voto é obrigatório, é possível, no entanto, justificar eventual ausência como, por exemplo, estar fora de seu domicílio eleitoral. O que pode ser feito no dia mesmo do pleito — no dia 2 de outubro, tendo o 1º turno como base — em algum local de votação ou, posteriormente, em algum cartório eleitoral.

Quem não vota e nem registra justificativa torna-se alvo de punições. A pessoa nessa situação é, por exemplo, impedida de:

  • Inscrever-se em concurso público;
  • Ser empossada em cargo público;
  • Obter carteira de identidade ou passaporte;
  • Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial;
  • Obter empréstimos em bancos oficiais;
  • Participar de concorrência pública ou administrativa.
1º turno - título eleitoral

Foto: reprodução

Canal Rural nas eleições 2022

Maior plataforma de comunicação do Brasil especializada em agronegócio, o Canal Rural, uma empresa do grupo J&F, conta com página especial sobre as eleições 2022. Para mostrar os anseios de quem movimenta o setor, que é um dos protagonistas da economia do país, e ajudar o eleitorado a entender propostas de candidatos para a área, foi realizada série com entidades, reportagens sobre o tema e entrevistas com postulantes ao governo dos dez Estados que lideram o ranking em valor bruto da produção agropecuária (VBP).

O Canal Rural também deu início à série de entrevistas especiais com presidenciáveis. Foram convidados os quatro candidatos mais bem colocados nos últimos levantamentos de intenção de voto do Datafolha e do Ipec. Ciro Gomes (PDT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já foram entrevistados. As assessorias de Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB) demonstraram interesse e, por ora, estão conciliando agenda para atender ao convite.