domingo, 31 de janeiro de 2021
Bandido armado com faca rende frentista e rouba posto de combustível em Acopiara
PM resgata criança de 11 anos acorrentada dentro de um barril de ferro em São Paulo; três são presos
A Polícia Militar resgatou, na tarde de sábado (30), uma criança de 11 anos que era mantida dentro de um barril de ferro com as mãos e com os pés acorrentados em Campinas, interior de São Paulo. Na ocasião, três pessoas foram presas suspeitas do crime de tortura, incluindo o pai do menino. As informações são do G1 e do Uol.
De acordo com a PM, a equipe foi ao local depois que moradores da região perceberam que o garoto havia deixado de ir para a escola e de brincar com outras crianças do bairro.
Ao chegar na casa, a filha da namorada do pai da criança deixou a composição entrar. Lá, os policiais militares viram que o menino era mantido em pé no espaço onde também fazia necessidades fisiológicas.
Eles relataram que o local era coberto por uma telha e havia uma pia de mármore por cima, o que impedia a saída dele. O garoto estava nu, debilitado e apresentava sinais de desnutrição, de acordo com a equipe.
A composição usou um corta-fios para remover as correntes, e ele foi levado ao Hospital Ouro Verde, onde permanecia internado até este domingo (31) e sob a tutela de uma tia paterna. A determinação foi feita pelo Conselho Tutelar.
"Ele disse para mim que chegou a comer fezes, porque não davam comida para ele", afirmou o Mike Jason, 2º sargento que acompanha o caso.
"Ele me disse que o homem jogava água sanitária e água fria para dar banho nele", disse um membro da equipe de Enfermagem que trata a criança.
Segundo a Polícia Militar, o pai da criança e a namorada dele foram presos em flagrante no momento em que voltaram de um supermercado para a residência. A filha da namorada do pai do menino também foi presa.
Sofrimento e castigo
No Boletim de Ocorrência consta que o pai do garoto, que é auxiliar de serviços, de 31 anos, o menino é "agitado dentro de casa", e ele fez isso para educá-lo. A criança, conforme a PM, ficava impossibilitada de sentar ou agachar e, com isso, também apresentava pernas inchadas.
A Polícia Civil considerou que o homem aplicou violência e grave ameaça que provocaram intenso sofrimento físico e mental; enquanto que a namorada dele, uma faxineira de 39 anos, e a filha dela, que atua como vendedora, se omitiram e nada fizeram para evitar os resultados.
O delegado de plantão determinou a prisão do pai da criança e, caso ele seja denunciado e condenado, pode receber pena mínima de prisão pelo crime que varia de dois a oito anos.
Já a namorada e a filha dela, se responsabilizadas apenas pela omissão, podem receber pena de 1 a 4 anos de detenção. A polícia arbitrou fiança de R$ 5 mil para cada uma delas, mas, até a publicação desta matéria, não há informações sobre os pagamentos.
Enfermeira que transportava 70 doses de vacina contra a Covid-19 tem carro roubado na Paraíba
Uma enfermeira que transportava 70 doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 teve o carro roubado por dois homens armados, na manhã deste domingo (31), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. As informações são do G1.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi surpreendida pelos suspeitos quando deixava o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, por volta das 8h, logo após a imunização dos trabalhadores de saúde do local.
Também segundo a PM, as doses que estavam no veículo teriam sobrado e seriam levadas de volta, dentro de um freezer portátil, para a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.
Quase no fim da manhã, por volta das 11h30, a PM recebeu a informação de que o carro roubado teria sido abandonado na cidade de Puxinanã, também no Agreste do estado. Quando a equipe chegou ao local, notou que as vacinas estavam na parte de trás do carro.
Conforme a Polícia Militar, os assaltantes levaram pertences pessoais da enfermeira como celular, bolsa e notebook. No entanto, nenhum imunizante foi roubado.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que a enfermeira atua como gerente de atenção básica do município e é integrante do Comitê Municipal de Imunização. Assim, ela tem a autorização para transportar e manusear as vacinas.
Ainda de acordo com a nota, "a equipe da secretaria avaliou o acondicionamento das vacinas, que estavam na temperatura certa e foram recuperadas".
A pasta também informou que registrou um Boletim de Ocorrência na Central de Polícia Civil, que investigará o caso e que também vai apurar internamente as circunstâncias do roubo. Até 14h40 deste domingo nenhum dos suspeitos foi identificado ou detido.
Ceará perde para Athletico/PR e deixa o G-8 da Série A do Brasileiro
O Ceará acabou saindo do G-8 da Série A do Campeonato Brasileiro. No fim de semana em que o Palmeiras ganhou a Libertadores e fez com que o Brasileirão desse oito vagas para a próxima competição internacional, o Vovô perdeu em casa para o Athletico/PR, por 2 a 0, dois gols de Carlos Eduardo, e deixou o grupo dos oito melhores times.
O resultado fez com que o Furacão assumisse a 8ª posição, empurrando o Vovô para o 9º lugar. Ambos têm 45 pontos, mas o time paranaense possui uma vitória a mais (13 a 12).
Na próxima rodada, o Ceará enfrenta o Corinthians, às 21h30 da próxima quarta-feira (3), em São Paulo. O Athletico/PR volta a campo um dia depois, na quinta-feira (4), quando encara o Internacional, em casa, a partir das 21 horas.
Até a partida, o Alvinegro só dependia de si para se classificar para a Libertadores, bastando se entre os oito primeiros colocados. E no jogo em casa, diante do Furacão, fez partida de altos e baixos, em que criou boas jogadas de ataque, mas não soube finalizar bem. Em outros momentos, os donos da casa sequer conseguiam passar pela defesa adversária.
Do outro lado, o Furacão acabou sendo mais objetivo, apesar de ter passado também por inconstâncias nos 90 minutos. Nas duas melhores oportunidades, marcou os gols necessários para sair vitorioso de campo. Carlos Eduardo, nas duas vezes, driblou a zaga alvinegra e balançou as redes no segundo tempo.
Chuvas no Ceará em janeiro ficam quase 50% abaixo de sua média histórica
Macrorregião | Média | Acúmulo em janeiro | Desvio (%) |
Cariri | 148.3 | 88.4 | -40.4 |
Litoral de Fortaleza | 97.2 | 77.9 | -19.9 |
Macico de Baturité | 95.9 | 68.8 | -28.3 |
Litoral Norte | 111.0 | 64.1 | -42.2 |
Ibiapaba | 108.5 | 58.2 | -46.3 |
Litoral de Pecém | 88.1 | 55.6 | -37.0 |
Sertão Central e Inhamuns | 88.1 | 40.0 | -54.6 |
Jaguaribana | 83.6 | 32.4 | -61.3 |
Em janeiro, os maiores acúmulos de chuva somados caíram em Ipaumirim (194,8 milímetros), na região do Cariri; Uruburetama (193 milímetro), no Litoral do Pecém; Missão Velha (183 milímetros), também no Cariri; Itapipoca (170,8 milímetros), também no Litoral do Pecém; e São Benedito (153 milímetros), na região da Ibiapaba.
Fique de olho: Inmetro alerta sobre economia de energia elétrica no verão
As temperaturas altas, comuns do verão, levam consumidores a adquirir aparelhos de ar condicionado, ventiladores e geladeiras que possam refrescar um pouco o calor. Mas o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, alerta para os cuidados que se deve ter para economizar energia elétrica nesta estação do ano.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que, no verão, a conta de luz chega a ficar até 8,6% mais cara. O fato de que mais pessoas estão trabalhando em home office (em casa) pode significar também uma maior utilização de eletrodomésticos e o consequente aumento dos gastos na conta de luz.
Para ajudar as famílias a terem um consumo racional de energia, o Inmetro criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, auxiliando o consumidor a fazer uma compra mais consciente. Os produtos classificados com a letra A são os mais eficientes. Dependendo do eletrodoméstico, essa classificação pode chegar a G para os menos eficientes, caso de refrigeradores.
Geladeiras
Segundo a coordenadora, a informação sobre o consumo de energia em quilowatts hora (kWh) na etiqueta do Inmetro é relevante.
Vítimas de acidentes de trânsito podem dar entrada no pedido de indenização por meio de aplicativo
A Caixa lançou neste domingo (31), um aplicativo para ampliar e facilitar o acesso ao DPVAT. Por meio da plataforma, vítimas de acidentes de trânsito ou seus beneficiários poderão dar entrada no pedido de indenização por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas diretamente à Caixa. Assim, o atendimento às solicitações de indenização do DPVAT passa a ser 100% digital.
O aplicativo estará disponível gradativamente nas lojas de aplicativos a partir do dia 31 de janeiro, com o nome “DPVAT CAIXA”. O app permite o envio de documentos e o acompanhamento da solicitação de indenização.
Após fazer o download, o usuário deve se cadastrar. Caso já tenha cadastro em outros apps da Caixa, como Habitação, FGTS e Caixa Tem, a senha de acesso é a mesma. Ao clicar em “Quero solicitar minha indenização DPVAT”, o usuário deverá informar os dados do acidente, preencher os dados da vítima e enviar a documentação necessária.
Pelo aplicativo também será possível acompanhar o andamento do processo. No campo “Acompanhar minha solicitação”, os usuários poderão verificar, por exemplo, a existência de documentos pendentes e a liberação do pagamento da indenização, se for o caso.
O acesso ao DPVAT é gratuito. Para todos os tipos de indenização, alguns documentos são obrigatórios, como RG, comprovante de residência e o boletim de ocorrência do acidente, além de documentos específicos, como laudos e comprovantes de despesas médicas. A lista completa com os documentos requeridos está disponível no site www.caixa.gov/dpvat.
Com a solicitação aprovada, o pagamento da indenização será feito em até 30 dias em uma Conta Poupança Digital da CAIXA, no CAIXA Tem, em nome da vítima ou dos beneficiários, dependendo do caso.
DPVAT agora é na CAIXA:
A CAIXA assumiu a gestão dos recursos e do pagamento das indenizações do seguro DPVAT dos acidentes com vítimas ocorridos desde 1° de janeiro de 2021. A mudança proporciona eficiência e transparência na gestão dos recursos e rapidez na análise e pagamento das indenizações.
Criado em 1974, o DPVAT indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, brasileiros ou estrangeiros, sem apuração de culpa. A indenização é paga em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e para o reembolso de despesas médicas por danos físicos causados por acidentes com veículos automotores de via terrestre ou por suas cargas.
Nos casos de morte, o valor da indenização é de R$ 13.500. Nos casos de invalidez permanente, o valor é de até R$ 13.500, variando conforme a lesão da vítima, com base em tabela prevista na lei. As despesas médicas e hospitalares são reembolsadas em até R$ 2.700, considerando os valores gastos pela vítima em seu tratamento.
Greve dos caminhoneiros: 80% dos trabalhadores confirmam a paralisação para esta segunda-feira
Fevereiro começa com reivindicações: os caminhoneiros planejam uma nova paralisação por tempo indeterminado, começando a partir desta segunda-feira (1). A categoria luta por melhores condições de trabalho, protesta contra o aumento do preço do combustível, o marco regulatório do transporte marítimo (BR do Mar) e cobra direito a aposentadoria especial, entre outras pautas.
A decisão de promover a greve foi tomada no dia 15 de dezembro do ano passado, em assembleia geral extraordinária do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC). O conselho reúne 40 mil caminhoneiros em São Paulo e tem afiliados em outros estados. Mas, como são várias as entidades que representam a categoria, ainda não se sabe que tamanho terá a mobilização.
O presidente do CNTRC, Plínio Dias estima que até 80% dos caminhoneiros poderão aderir à mobilização, que também recebe o apoio da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). A duração do movimento é “indeterminada” e 22 Estados participam do conselho.
Na semana passada Bolsonaro fez um apelo aos motoristas para que adiassem a greve. Segundo ele, o governo estuda alternativas para reduzir o PIS/Cofins e, por consequência, o preço do diesel. Bolsonaro ressaltou que a saída, no entanto, não será fácil.
Comerciantes são levados à delegacia após eventos e aglomerações em Acopiara e Iguatu
Remissão de câncer em paciente que teve Covid-19 pode ajudar no estudo de novas terapias
A rara remissão do linfoma de Hodgkin em um paciente britânico de 61 anos após ele ter sido infectado pela Covid-19 pode ser significativo para o estudo de novas terapias voltadas ao tratamento do câncer. É o que afirmam dois especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste.
Os autores de um artigo publicado no periódico especializado "British Journal of Haematology" sobre o assunto, Sarah Challenor e David Tucker, reforçam uma hipótese de que a infecção pelo Sars CoV-2 tenha desencadeado uma resposta imune contra o tumor, como já descrito em outras infecções em relação com o câncer em questão.
A "sorte" do paciente decorreu de um processo similar à "imunoterapia", tratamento que utiliza o próprio sistema imunológico do paciente para destruir as células cancerígenas.
Para o oncologista Rafael Cruz, o idoso pode ter passado por uma hiperestimulação do sistema imunológico que ajudou no combate não só do vírus, como também do tumor cancerígeno. Segundo ele, apesar de ser uma situação rara, não é a primeira vez que um caso como esse é registrado pela ciência.
Como funciona a imunoterapia
"Tudo que é diferente do normal no nosso corpo o sistema imunológico encara como não próprio", explica Rafael Cruz. Esse comportamento do corpo pode ocorrer para um vírus, bactéria ou até mesmo após a pessoa ser machucada por uma pequena farpa de madeira.
Algumas proteínas presentes em tumores cancerígenos conseguem 'fazer um disfarce' para o sistema imunológico, desativando o reconhecimento do sistema de que há algo errado e conseguem se desenvolver.
Com a imunoterapia, anticorpos são disparados nos tumores como uma forma de tentar 'cobrir' essas proteínas e fazer com que o sistema imunológico volte a combater aquelas células. O tratamento não funciona em 100% dos casos, mas é seguro e já é utilizado no Brasil.
A apresentadora Ana Maria Braga utilizava a imunoterapia contra o câncer no pulmão e ficou curada. O tratamento está disponível na rede privada. Pacientes do SUS, segundo Rafael, precisam pedir acesso à imunoterapia por meio da Justiça.
Para o oncologista clínico e pesquisador da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Eduardo Cronemberg, a remissão lança um alerta sobre a necessidade de mais pesquisas sobre tratamentos que influenciam no sistema imunológico de pacientes com câncer.
Cuidados devem continuar
Cronemberg explica que diversos pacientes oncológicos são mais suscetíveis a formas mais graves da Covid-19 devido ao estado imunossuprimido, aos tratamentos como quimioterapia e radioterapia, e outras condições clínicas, como diabetes e hipertensão.
Rafael ressalta a importância de pacientes com câncer continuarem evitando qualquer tipo de infecção. A Covid-19 ainda pode ser perigosa para quem já tem a imunidade comprometida e é preciso manter os cuidados como distanciamento social e uso de máscaras.
Para os especialistas, é nítido que não há garantia de uma relação direta e eficaz entre a Covid-19 e o combate ao câncer. "[Tentar pegar Covid voluntariamente] é como jogar na loteria. As chances de cura são muito pequenas", finaliza Rafael Cruz.
Região do Cariri tem maior ocupação de leitos de UTI desde o início da pandemia do coronavirus
Mega-Sena acumula em R$ 25 milhões; veja as dezenas
Palmeiras vence Santos e é bicampeão da Libertadores
O Palmeiras é campeão da Copa Libertadores 2020. Em jogo muito disputado e com confusão no fim, o Verdão derrotou o Santos, por 1 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e se sagrou bicampeão sul-americano. O gol do título foi marcado por Breno Lopes, de cabeça, aos 53 minutos do 2º tempo, quando a partida se encaminhava para a prorrogação.
O resultado faz com que as vagas brasileiras para a Libertadores passem a ser oito ao fim da Série A do Campeonato Brasileiro, o que beneficia o Ceará que é o 8º colocado na tabela. Agora, o Vovô se mantendo dentro G-8 até a fim da competição, deve garantir vaga na Copa Libertadores 2021.
>>> Palmeiras vence Santos nos acréscimos e leva Libertadores
Um fato que marcou negativamente a final foi a grande quantidade de torcedores convidados presentes no Maracanã. Ainda que, segundo a Conmebol, só assistiria ao jogo do estádio quem apresentasse previamente um exame com resultado negativo para o novo coronavírus, a intensa aglomeração da torcida depôs contra tudo o que se prega como combate à transmissão da Covid-19 que já provocou a morte de quase 224 mil pessoas no Brasil.
Não foi preciso nem começar o jogo para se mostrar que a promessa de que seriam cumpridos todos os protocolos de segurança ficaria só no discurso. Bem antes de a bola rolar, tanto torcedores de Santos quanto de Palmeiras pulavam abraçados, faziam selfies e conversavam animadamente entre eles, muitos sem máscara, a poucos metros do campo.
Partida truncada
Quando a bola rolou, o forte calor prejudicou o 1º tempo. O ritmo lento e os muitos erros fizeram as chances de gol sumirem. O Santos começou mais ofensivo e posicionou os dois laterais como pontas. O Palmeiras controlou esse ímpeto e conseguiu cavar algum espaço no ataque com Rony.
O desafio no 2º tempo era aprimorar a criação e fazer o setor de meio-campo aparecer. Mas pouco mudou. A prorrogação era uma realidade quando um desentendimento agitou o jogo. Cuca e Marcos Rocha trocaram empurrões.
O jogo parecia fadado ao fim após essa briga quando uma brecha se abriu e Breno Lopes, que havia saído do banco, testou de cabeça, aos 53 minutos, para eternizar o seu nome na história palmeirense.
sábado, 30 de janeiro de 2021
Butantan deve apresentar cronograma de entrega da CoronaVac até a próxima quarta-feira
O Instituto Butantan deve apresentar, até a próxima quarta-feira (3), o cronograma de entregas das 54 milhões de doses adicionais da CoronaVacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde. Com a medida será possível concluir os termos do contrato de aquisição, que deve ser assinado até sexta-feira (5).
A solicitação foi feita em ofício, divulgado hoje (30) pelo Ministério da Saúde, em que a pasta confirma a compra das doses adicionais da vacina contra a covid-19, produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O documento, assinado pelo secretário-executivo do ministério, Élcio Franco, foi encaminhado ao diretor presidente da Fundação Butantan, Rui Curi.
No contrato entre o ministério e o Instituto Butantan, por meio de sua fundação, a pasta havia adquirido um lote inicial de 46 milhões, com possibilidade de compra das mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões ainda neste ano.
O ministério teria até maio para comunicar a opção de compra, mas no último dia 21, a Fundação Butantan oficiou o ministério solicitando que o posicionamento fosse dado logo de modo a permitir um melhor planejamento da fabricação de imunizantes pelo órgão. “Dessa forma, essa Fundação pode iniciar as tratativas para aquisição dos insumos necessários à produção dessas doses adicionais”, diz o ofício do Ministério da Saúde.
A pasta solicitou ainda a antecipação do registro dessas vacinas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o final de fevereiro de 2021, no intuito de dar início à vacinação em massa da população brasileira. Também foi solicitada a avaliação do Butantan sobre a possibilidade de antecipar o cronograma de entrega das 46 milhões de doses já contratadas, previsto para terminar em abril.
Pagamento
Por outro lado, a fundação solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação do pagamento das 6 milhões de doses que já foram entregues ao governo federal, bem como daquelas que ainda serão entregues. O Butantan argumenta que, além da CoronaVac, também está produzindo 80 milhões de doses da vacina contra gripe e que a fabricação concomitante dos produtos provocou uma aporte de recursos não previstos.
Em resposta, o Ministério da Saúde informou que é preciso “dar celeridade” e concluir a comprovação das entregas, com os respectivos recibos, “para efetuar a liquidação e pagamento da fatura, sem caracterizar inversão de estágios da realização de despesa pública”.
O governo federal também solicitou que sejam enviados, “com a maior brevidade possível, os recibos das doses de vacinas que ficaram na posse fundação para distribuição direta ao estado de São Paulo. Nesse sentido, o ministério informou que não se opõe a que, em distribuição futura das doses de vacinas, elas sejam entregues diretamente ao estado desde que os recibos sejam apresentados, bem como respeitados os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 e a distribuição equitativa aos demais estados, obedecendo aos grupos prioritários.
(*) Com informações da Agência Brasil
BBB 21: Sertanejo Rodolffo vence primeira Prova do Anjo
Entenda a dinâmica da prova
Tiago Leifert reuniu todo os participantes na sala do reality show e, após dar uma bronca pelo atraso de alguns, fez um sorteio para decidir quem disputaria a imunização.
“Quando for ‘todos para a sala’ é todos para sala. Não é depois de ir ao banheiro, escovar os dentes ou esquentar o feijão […] O Big Boss não costuma ser bonzinho”, disse o apresentador.
A dinâmica da prova, por sua vez, consistiu por meio de duelos e cada participante deveria preencher uma combinação de oito cores de acordo com um gabarito, que estava do outro lado do percurso.
Para chegar até o gabarito ou pegar as latas de tinta para preencher a prova, era preciso passar por encanamentos que serviam como obstáculos.
A primeira pessoa que acabasse de montar sua combinação e apertasse o botão venceria a rodada, mas caso a combinação estivesse errada, o ponto seria transferido para o adversário.
No fim, após algumas rodadas, a disputa ficou entre Rodolffo e Gilberto. Mas o sertanejo levou a melhor!
Assim que venceu a prova, Rodolffo deu a entender que pretende imunizar Caio e, de quebra, indicou Arcrebiano e Arthur para o Castigo do Monstro.
Benjamin Back ironiza Big Fone do BBB 2021 e instala orelhão no estúdio do Arena SBT
Benjamin Back compartilhou um detalhe do estúdio do Arena SBT para este sábado (30) em seu perfil no Instagram. O apresentador do canal de Silvio Santos mostrou o orelhão que foi instalado durante a edição especial do programa esportivo por causa da final da Libertadores.
“Amanhã, às 16h30, o Arena Fone vai tocar, quem você acha que vai ligar? Deixe o seu palpite”, ironizou o jornalista. A brincadeira causou a reação dos internautas nos comentários do post.
Comentarista do Arena SBT, Mano reagiu e debochou da provável derrota da Globo na audiência. “Os caras estão desesperados! Não tem o que fazer… Aceita a surra!”, provocou. “Eu quase não senti uma pintada de deboche no ar! Quem sabe, sabe”, despistou um fã.
“Sensacional… O Boninho vai ligar e chorar igual ao Fiuk…”, cutucou um terceiro. “Mandou bem nessa, Benja. Bela cutucada. Raiz mesmo!”, aprovou mais um. O vídeo já foi visto por quase 50 mil pessoas.
Pai da cantora Luiza Possi, produtor musical Líber Gadelha morre vítima da Covid-19
O pai da cantora Luiza Possi, Líber Gadelha, morreu neste sábado (30), vítima da Covid-19. O produtor musical estava internado há mais de 60 dias lutando contra complicações da doença.
Em uma publicação nas redes sociais, a cantora se despediu do pai. "É com uma dor imensa e o coração na mão que eu venho aqui hoje dizer que o Nosso Guerreiro descansou. Escolhi essa foto que foi feita após um show nosso e estávamos felicíssimos! É assim que vou te guardar meu pai. Dentro de mim", escreveu.
No fim de dezembro, Luiza Possi participou do programa "Encontro com Fátima Bernardes" e comentou sobre o estado de saúde do pai. A cantora também contou que os dois tinham realizado um pacto para se falar durante todos os dias da pandemia.
“Meu pai está em um estado bem grave, gravíssimo. Já foi melhor, mas já foi pior também. Já chegou quase nas últimas consequências, mas ele voltou, porque gosta muito de viver, e Deus deu essa chance para ele. Hoje estamos comemorando um estado grave”, desabafou na época.
O produtor musical completou 64 anos na última segunda-feira (25). A cantora usou as redes sociais para homenagear o pai. "Quem é o aniversariante mais lindo?! Meu pai! Meu paizinho que está lutando contra a Covid e suas complicações há 60 dias. Um guerreiro que eu amo muito e torço muito pra ele se recuperar plenamente. Pai, ta todo mundo aqui te esperando. Te amo", publicou.
Homenagens
A cantora Preta Gil também usou seu perfil no Instagram para lamentar a morte de Líber Gadelha. Os dois eram primos. Na publicação, ela ressaltou o legado que o músico deixa para a música popular brasileira.
"Hoje é um dia muito triste para nossa família, nosso primo amado Líber Gadelha descansou, venho aqui prestar uma singela homenagem a ele que deixa um legado lindo na música popular Brasileira, filhos e neto lindos e muita saudade para todos que conviveram com ele", escreveu.
A artista também relembrou momentos em família com o produtor. "Minha prima @luizapossi eu sinto muito pela sua perda e de seus irmãos seu pai foi um cara incrível eu me lembro tanto de quando era criança e viajamos pra casa de Tia Léa em búzios !! Muitas lembranças!!", disse.
Com Covid-19, técnico do Fortaleza é internado
Com Covid-19, o técnico do Fortaleza, Enderson Moreira, foi internado em um hospital da capital cearense. O comandante foi diagnosticado com a doença no começo da semana, e passou a cumprir período de isolamento. Com sintomas gripais leves, o treinador teve uma recaída, e foi hospitalizado por precaução. Ele passa bem e o quadro de saúde é considerado estável.
Segundo apurou o Sistema Verdes Mares, Enderson estava em casa e teve uma piora no quadro de Covid. Sem familiares em Fortaleza, foi internado e deve ficar em observação para que seja acompanhada a melhora do quadro de saúde. A hospitalização do técnico ficou sob responsabilidade do médico do Tricolor do Pici, Cláudio Maurício.
O Fortaleza volta a campo amanhça, fora de casa. Sem Enderson Moreira, Léo Porto será o comandante à beira do gramado. O time enfrenta o Atlético-MG às 17 horas no Mineirão em jogo válido pela 33ª rodada da Série A do Brasileiro.
Nota Oficial
O Fortaleza Esporte Clube informou em nota oficial que o técnico Enderson Moreira está cumprindo seu período de quarentena em virtude do acometimento pela Covid-19. Ele está em acompanhamento em ambiente hospitalar por precaução, está clinicamente bem, sem necessidade do uso de nenhum suporte de oxigênio. A programação é que se continuar evoluindo positivamente, Enderson deverá concluir seu isolamento em casa.
BBB 21: assessoria de imprensa rompe com Lucas Penteado após brigas do ator no reality
Após série de discussões com integrantes no BBB 21, o ator Lucas Penteado parece ter enfraquecido também fora do reality show. Agora, a assessoria de imprensa responsável por cuidar da imagem do artista fora da "casa mais vigiada do Brasil" afirmou, em nota divulgada neste sábado (30), que não deve continuar cuidado da comunicação do mesmo.
De acordo com o texto enviado à imprensa, a Vpress Comunicação justificou a decisão baseada nas atitudes de Lucas 'Koka'. "Entendemos que a pressão do confinamento tenha desestabilizado psicologicamente o ator e suas atitudes dentro da casa não condizem com o que acreditamos", diz a nota.
Na última madrugada, as atitudes do artista repercutiram de forma negativa nas redes sociais com diversos desentendimentos causados por ele durante a festa 'Herança Africana'. A confusão teria se iniciado em meio à tentativa de Lucas para desconstruir os outros participantes.
No entanto, os termos e posicionamentos dele durante a diversão acabaram irritando os outros competidores. Em momentos tensos, Lucas voltou a se desentender com a cearense Kerline, do grupo 'Pipoca', e discutiu diretamente com a influencer Camilla de Lucas, do grupo 'Camarote'.
Veja abaixo o posicionamento da assessoria de impressa do ator:
Diante das polêmicas envolvendo o nome do ator e participante do Big Brother Brasil, Lucas Penteado, a Vpress Comunicação vem a público comunicar que não está mais à frente da assessoria de imprensa do mesmo. Entendemos que a pressão do confinamento tenha desestabilizado psicologicamente o ator e suas atitudes dentro da casa não condizem com o que acreditamos. No mais, esperamos que o participante tenha todo apoio necessário e desejamos boa sorte ao mesmo.
Imagens de drone auxiliaram na contenção de incêndio na Arena Castelão; veja como o teto ficou
Parte da estrutura superior da Arena Castelão ficou danificada após o incêndio que atingiu a área das cabines de rádio neste sábado (30). Imagens aéreas gravadas pelo Corpo de Bombeiros, durante o trabalho de rescaldo para conter os focos ativos das chamas, mostram o teto queimado e ainda com fumaça.
O vídeo serviu para orientar em tempo real o local exato para onde o caminhão auto bomba tanque, por meio da tubulação da escada magirus, deveria jogar água. Segundo o primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Aguiar, que operou o drone RPA (Remotely Piloted Aircraft, na sigla em inglês), as imagens “foram essenciais” para a tomada de decisões da guarnição.
“O drone é uma ferramenta muito útil nesse tipo de ocorrência, principalmente quando a gente fala de alturas mais elevadas, como a cobertura de um estádio. Ele informa ponto de foco, um possível ponto de rescaldo que deve ser refeito e vai ter uma visão maior da ocorrência”, considera Aguiar.
As imagens poderão ser usadas ainda na perícia que vai apurar as causas do incêndio na cabine de rádio do estádio. “Sempre que a gente faz qualquer ocorrência com a aeronave remotamente pilotada, costuma gravar em vídeo o que está acontecendo durante o voo para que possa depois usar para instrução, para perícia ou para comunicação”, detalhou o tenente.
Incêndio
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros às 12h43, pouco mais de duas horas depois do registro da ocorrência via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Alguns funcionários da Arena Castelão chegaram a inalar fumaça, mas não tiveram agravamento do quadro de saúde. Os danos foram somente na estrutura física do equipamento.
Relatos do Corpo de Bombeiros dão conta de que o incêndio foi comunicado à Ciops por volta de 10h12. A primeira equipe chegou em sete minutos e a segunda, nove. Às 11h05, já estavam no local três guarnições de combate a incêndio, uma guarnição de busca e salvamento, uma guarnição de atendimento pré-hospitalar, um tanque caminhão-pipa e a escada magiru.
As guarnições confinaram o fogo às 11h32, estratégia que impediu a passagem das chamas para outros setores no estádio. Junto dos bombeiros, três equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), incluindo uma com suporte de UTI, também acompanharam a ocorrência, mas não houve registro de feridos.