segunda-feira, 29 de maio de 2023

Após um mês de vacinação com a bivalente contra o coronavirus, apenas 12,1% da meta foi alcançada no Ceará


Foto Thiago Gadelha
Um mês após a liberação da vacina bivalente contra a Covid para todos os adultos com o esquema básico, iniciada no dia 25 de abril deste ano, apenas 12,1% da meta foi alcançada no Ceará. Em meio às constantes mutações do coronavírus, essa é uma proteção atualizada. Por isso, uma campanha de vacinação, incluindo o imunizante contra a gripe, acontece neste sábado (27). 

Foram aplicadas 930.943 doses da vacina bivalente em um mês exato da liberação, conforme o monitoramento da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Por outro lado, a meta de cobertura é de 7,6 milhões de cearenses.

Todos os maiores de 18 anos, com no mínimo duas doses da vacina contra a Covid, no intervalo de quatro meses da última aplicação, podem receber a bivalente. Apesar da redução de mortes, a doença ainda causa internações.

Os municípios de Itaitinga (37,9%), Monsenhor Tabosa (31%) e Altaneira (29,6%) aparecem com a maior proporção desse tipo de imunizante aplicado. No outro extremo, Santana do Cariri (0,3%), Fortim (3%) e Ipueiras (3,4%) estão com as menores coberturas. Os dados podem sofrer alterações conforme a atualização do sistema pelos municípios.

Com informações do Diário do Nordeste