quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Priscilla Sampaio, jornalista da afiliada da Globo, morre aos 32 anos

Morre a jornalista Priscilla Sampaio (Foto: Reprodução/TV Morena)Jornalista Priscilla Sampaio morreu na madrugada desta quarta-feira (30) (Foto: Reprodução/TV Morena)

A jornalista Priscilla Sampaio, de 32 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (30) em Campo Grande. O velório é realizado desde as 10h (de MS), no cemitério Jardim das Palmeiras, na avenida Tamandaré. O sepultamento está previsto para as 17h.

Jornalista Priscilla Sampaio (Foto: Reprodução/TV Morena)
Ela foi internada na manhã de segunda-feira (28) após reclamar de falta de ar e foi diagnosticada com pneumonia.

A jornalista não resistiu e morreu nesta madrugada. A causa da morte não foi divulgada.

Priscilla trabalhava na TV Morena, afiliada da Globo em Mato Grosso do Sul, havia sete anos, onde foi produtora, repórter e apresentadora.
Ela apresentava o MS Rural e a previsão do tempo no MSTV 2ª Edição.

A jornalista era casada e deixa um filho de um pouco mais de um ano de idade.

Mulher de Stênio Garcia chora ao falar de vazamento de fotos íntimas

Stenio Garcia e Marilene Saade no velorio de Chico Anysio (Foto: Alex Palarea/AgNews)Stênio Garcia e Marilene Saade (Foto: Alex Palarea/AgNews)
 
Stênio Garcia e Marilene Saade receberam uma ligação de uma amiga na manhã desta quarta-feira, 30, e levaram um susto ao saber que fotos do casal nu viralizaram na internet. As imagens estão circulando na rede desde terça-feira, 29. Procurada pelo EGO, Marilene não conteve as lágrimas e disse estar muito abalada. "Procuramos o advogado Ricardo Brajterman, que vai cuidar de tudo, pois ele conhece bem esse tipo de crime. É uma violência, um crime bárbaro, invadir a privacidade de alguém dessa forma. Estou muito confusa e chocada. Dá vontade de ir embora do Brasil e sumir. O caráter das pessoas está muito feio, não sei se isso é só aqui ou no mundo todo", disse ela.

"É uma foto de casal, estamos casados há 18 anos. A gente não invade a intimidade de ninguém. Esse celular esteve em dezenas de lugares então não sabemos quem foi. Eu não sei o que vou fazer, não tenho vontade de sair de casa", desabafou.

Mais calmo, Stênio comentou o episódio. "Para te falar a verdade eu não ligo não porque já apareci nu no teatro, no cinema, mas é claro que foi profissionalmente. De qualquer forma acho terrível e violento alguém invadir a sua privacidade para isso. Quanto à nudez, somos um casal saudável que brinca entre a gente com coisas nossas, mas isso não é para ser levado a público", explicou.

Mesmo com bom humor, o ator não deixou de reiterar a gravidade do caso. "Pena que não ganhei nada com isso. A gente sabe que as pessoas posam para revistas e ganham fortunas por isso, já eu fiz apenas uma brincadeira com a minha mulher, coisa que a gente faz muito, mas não é para invadir a nossa privacidade e violentar isso. Fiquei com muita pena do meu sogro, que é uma pessoa idosa, e está muito chocado com isso. Mas se apareceu é porque foi feito, é sim a minha própria mulher e isso já aconteceu com outros colegas nossos. Temos que tomar mais cuidado e buscar como punir o invasor", afirmou.

Apesar do choque, Stênio disse não se culpar pelo ocorrido. "Quanto ao meu ato com a minha mulher tenho a minha consciência limpa, não fiz nada com a mulher de ninguém", falou.

Stenio Garcia e a mulher (Foto: Reprodução) 
Stenio Garcia e a mulher (Foto: Reprodução)
 
Stenio Garcia e a mulher (Foto: Reprodução) 
Stenio Garcia e a mulher (Foto: Reprodução)

Polícia vai realizar buscas em imóveis próximos à casa do pintor em SP

Escavadeira derruba paredes para perícia realizar buscas em imóvel ao lado da casa de pintor (Foto: Will Soares/ G1)Escavadeira derruba paredes para perícia realizar buscas em imóvel ao lado da casa de pintor (Foto: Will Soares/ G1)
 
A Polícia Civil vai realizar nesta quarta-feira (30) buscas em mais dois imóveis vizinhos à casa do pintor Jorge Luiz Morais de Oliveira, 41, preso por matar e esconder corpos na Favela Alba, na Zona Sul de São Paulo. Ao menos sete corpos foram encontrados na casa do pintor.

Equipes da Prefeitura demoliram paredes de um imóvel abandonado, vizinho à casa do pintor, para que a perícia da Polícia Civil possa buscar novos restos mortais.

Uma retroescavadeira foi utilizada no serviço e policiais militares, civis e uma equipe técnico-científica acompanharam os trabalhos. O terreno, segundo testemunhas, era muito utilizado por usuários de droga da região para o consumo de entorpecentes e Jorge seria um dos frequentadores. A Prefeitura retirou lixo e entulho suficientes para carregar oito caminhões.

Também na manhã desta quarta-feira a Polícia Civil recebeu uma denúncia e vai investigar a casa onde o pintor prestava serviços como pedreiro e jardineiro. A residência fica na Rua Professor Carlos Rizzini, a cerca de 1 km de onde os corpos foram encontrados.

A delegada Nilze Scapulatiello, do 35º DP, nao quis adiantar mais detalhes, mas esteve no quintal da residência com bombeiros e policiais militares para fazer uma avaliação preliminar. Pouco mais tarde, a delegada retornou acompanhada da proprietária do imóvel e do corretor de uma imobiliária. Ela afirmou que resolveu "pendências" para poder investigar o interior da residência. 

Vizinhos do local disseram que ele chegava para trabalhar sempre com enxada e pá, mas o mato nunca diminuía.

Casa onde pintor prestava serviços na Zona Sul de São Paulo (Foto: Will Soares/ G1) "Não dava nada para ele. Era uma pessoa humilde, parecia até gente boa. Sempre passava com enxada e pá. Ele entrava para capinar, mas nunca via o mato sair. Estava sempre alto", disse vizinho que não quis se identificar.

Desaparecidos
 
O delegado da 2ª Seccional - Sul, Jorge Carrasco, disse que vai investigar se Jorge tem alguma relação com o desaparecimento de 30 pessoas na região do 35º Distrito Policial, que compreende à região de Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo, perto da casa onde o suspeito morava.

"Temos uma relação de pessoas desaparecidas na área da circunscrição do 35º DP e em alguns desses casos temos evidências de que possivelmente tenham sido mortas por esse indivíduo. Ele disse em depoimento que matava desde janeiro deste ano", disse Carrasco.

Sobre a possibilidade de Oliveira ter recebido ajuda para matar e ocultar os corpos das vítimas, o delegado informou que o pintor "disse que agiu sozinho, mas a polícia vai investigar se tudo o que ele disse no interrogatório é verdade."
O seccional explicou que deve fazer exames de DNA para identificar os corpos e ossadas encontradas na casa do pintor. "O trabalho de identificação dos corpos segue. Dependemos de laudos técnicos e periciais. Temos ossos, crânios e tudo será identificado", disse Carrasco.

O caso
 
Oliveira foi preso depois de a polícia encontrar o corpo de Carlos Neto Alves Júnior, de 21 anos, na casa dele, na sexta-feira (25). Durante a perícia, foram achados mais três cadáveres e uma ossada. Nesta terça-feira, foram feitas novas buscas no imóvel e mais corpos foram encontrados, totalizando sete vítimas. A polícia também encontrou fotos de seis pessoas na casa e vai investigar se elas estão desaparecidas.

Durante depoimento no 16º Distrito Policial, na Vila Clementino, Oliveira confessou ter assassinado cinco mulheres e um homem, que é o vizinho Carlos Júnior, segundo a polícia. O pintor disse em depoimento que as mortes aconteceram dentro do imóvel e as vítimas eram mulheres que compartilhavam drogas com ele.

Ele nega ter mantido relação sexual com as vítimas. O pintor também afirmou que a motivação para os crimes é que ele "fazia oposição à facção que está nos presídios e temia que as vítimas revelassem isso na região e, por isso, as estrangulou."

O homem diz que matou Carlos Júnior em legítima defesa. O suspeito disse que Júnior entrou em sua casa com uma faca na mão na companhia de outro rapaz. Segundo ele, após uma discussão, a vítima o esfaqueou no braço, ele conseguiu tomar a faca de Júnior e começou a golpeá-lo. O rapaz que estava com o jovem teria fugido durante a briga.

A polícia diz que as buscas na casa não têm prazo para terminar. Também existe a possibilidade de haver mais de sete vítimas entre as ossadas já localizadas.

Pintor  Jorge Luiz Morais de Oliveira  (Foto: Marcelo Gonçalves/SigmaPress/Estadão Conteúdo)Pintor Jorge Luiz Morais de Oliveira (Foto: Marcelo Gonçalves/SigmaPress/Estadão Conteúdo)


Vítimas
Oliveira reconheceu por foto Paloma Aparecida dos Santos, de 21 anos, segundo a polícia. Os familiares dela identificaram um celular da jovem encontrado na casa do pintor de paredes. Oliveira também disse que estão entre as vítimas uma mulher chamada Natasha e uma conhecida como “Baianinha”. A polícia informou, no entanto, que só poderá confirmar a identidade dos corpos quando os exames de DNA estiverem prontos.

“Não dá para a gente ficar mostrando fotos de vítimas e desaparecidos e perguntar se ele matou, ou não. A gente vai ter que provar isso na investigação”, disse o delegado Jorge Carrasco. Segundo ele, na região do 35º Distrito Policial, o mais próximo da Favela Alba, onde o pintor morava, há 30 pessoas desaparecidas. A polícia irá fazer a investigação das vítimas com base nas informações sobre esses desaparecidos.
Mais cedo, o advogado de Oliveira, André Nino, havia dito que o pintor alegou que agia sob efeito de drogas e que está "arrependido dos crimes". Segundo o advogado, Oliveira afirmou não se lembrar dos nomes ou de outras informações das mulheres mortas.

O advogado disse que "se trata de uma pessoa que está consumida pela droga". Ele informou que ainda não definiu a linha de defesa. Segundo o advogado, o pintor negou em depoimento que a motivação dos assassinatos em série seja homofobia – Carlos Júnior e outras possíveis vítimas eram homossexuais.
Além dos casos revelados nesta semana, o pintor tem longa ficha criminal. Ele ficou preso 17 anos e 9 meses por dois homicídios em 1994 e 1995, se envolveu em rebelião de presos, e também respondeu criminalmente por sequestro, cárcere privado e formação de quadrilha. Ele deixou a cadeia em 7 de novembro de 2013.
Corpo é retirado da casa do pintor Jorge de Oliveira na região do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo (Foto: Amauri Nehz/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Corpo é retirado da casa do pintor Jorge de Oliveira na região do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo (Foto: Amauri Nehz/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
 
Restos mortais
 
Segundo a delegada Nilze Scapulatiello, do 35º Distrito Policial, roupas, calçados e ossos foram recolhidos da casa e levam à polícia a acreditar que pessoas tenham sido mortas e enterradas na casa do pintor.
Pintor suspeito de matar e ocultar cadáveres em casa no Jabaquara (Foto: Reprodução/TV Globo)Pintor suspeito de matar e ocultar cadáveres em casa no Jabaquara (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
"Tem homem, tem mulher, tem roupa de criança. Eu peguei todas as pessoas desaparecidas que eu tenho registro na área, pra informar, chamar parentes, reconhecer roupa, algum detalhes que não é para nós, tem vários sapatos, sandálias, mas a família pode reconhecer", disse.

Um morador da favela, que pediu para não ser identificado, afirmou que o suspeito costumava beber em um bar da região e que ele não fazia questão de esconder o desprezo que tinha por homossexuais e usuários de droga. "Ele ficava direto no bar com a gente. Ele sempre falava que tinha raiva de gay e de nóia, mas nunca imaginei que seria capaz de uma coisa dessas".

Pintor chega para depor em Distrito Policial em São Paulo (Foto: Will Soares/ G1)Pintor chega para depor em Distrito Policial em São Paulo (Foto: Will Soares/ G1)
Beco onde fica a casa do pintor suspeito pelas mortes (Foto: Will Soares/G1)Beco onde fica a casa do pintor suspeito pelas mortes (Foto: Will Soares/G1)

O KARIRI DA SORTE TEVE MAIS UM GANHADOE EM ACOPIARA

O KARIRI DA SORTE  teve mais um ganhador em Acopiara. E o ganhador do desse último domingo 27/09/2015,  JOÃO GOMES SOBRINHO;  AV: JOSÉ MORAIS PINHO,. $50.000,00 dividindo com outro ganhador.

E no domingo dia 4 de outubro tem mais um sorteio do KARIRI DA SORTE, cartelas 5 reais com Tuca do bar vendedor e representante no calsadão sucesso de acopiara.

Jovem é encontrada morta após fazer selfies sendo ameaçada pelo namorado armado

 
Uma jovem foi encontrada morta horas após posar para selfies em que aparece sendo ameaçada pelo namorado armado, na casa dela, na cidade de North Little Rocks, em Arkansas, nos Estados Unidos, no domingo. Stephanie Hernandez, de 21 anos, usou o aplicativo para smartphones Snapchat para divulgar as fotos em que aparece em um quarto enquanto Rafael Gonzalez, de 20, aponta uma pistola para a cabeça dela. O rapaz nega ter matado a companheira.

No entanto, segundo o jornal local “Arkansas Matters”, uma testemunha contou para investigadores do caso que Gonzalez “atirou acidentalmente em Stephanie”. De acordo com as autoridades, como já havia sido preso, o rapaz não tinha autorização para portar armas de fogo. Ele foi preso logo após o corpo da jovem ser localizado.

Rapaz aponta a arma para a namorada
Rapaz aponta a arma para a namorada Foto: Reprodução / SnapChat
Nesta terça-feira, perante um juiz, ele negou que tenha matado a jovem. Por isso, a princípio, ele responde apenas por porte ilegal de armas. O advogado do rapaz, Bill James, diz que as imagens postadas na internet podem prejudicar seu cliente.

“Se você tem fotos suas no Facebook, no Snapchat ou no Twitter, elas são relevantes para o caso, e isso pode ser ruim. Obviamente, pessoas que não deveriam portar armas não deveriam ser fotografadas armadas”, disse.

Desperdício de água será fiscalizado pelo Governo

O uso precisa passar pelo crivo da Cogerh, que prioriza o abastecimento humano (Foto: Ellen Freitas/Diário do Nordeste)
Atividades produtivas localizadas às margens do Rio Jaguaribe, na região Jaguaribana, estão sendo embargadas pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) devido à ausência de outorga para utilização da água. As fiscalizações foram intensificadas nas últimas semanas, principalmente no Município de Jaguaruana. A ação tem o intuito, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), garantir que a água chegue à capital.

A operação teve início há mais de duas semanas e compreende todos os municípios da região denominada pela Cogerh como Vale Perenizado (que são banhadas pelo Rio Jaguaribe).

A medida visa, a princípio, mapear e identificar pontos de captação de água no leito do rio, bem como averiguar se os produtores possuem autorização (outorga d´água) para sua utilização. Caso não possuam a documentação necessária, a captação deve ser suspensa até a sua regularização. Até o momento, já foram realizados 45 laudos de embargo nesta região do Estado do Ceará.

A fiscalização passou pelos municípios de Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e Quixeré. Além destes, o foco tem sido o Município de Jaguaruana, onde a expansão irregular da carcinicultura tem elevado o consumo de água, além de a grande maioria dos carcinicultores não possuir licença ambiental ou outorga para o exercício daquela atividade.

Para o presidente da Central dos Criadores de Camarão de Jaguaruana (Cammãrus), Emanoel Gildo, a demora na liberação de licenças ambientais e da outorga, faz com que muitos criadores ingressem na atividade de forma ilegal.

"O certo seria aguardar toda a documentação exigida antes de iniciar a criação, mas a espera chegou a ser de quatro a dez anos pra se conseguir licença ambiental", contou.

Para ele, a medida adotada pela SRH de determinar a interrupção do fornecimento de água para a atividade preocupa principalmente quem está na fila para se regularizar. "Aqui na associação temos 96 processos aguardando a visita de técnicos da Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) para nos dar a licença ambiental, mas eles alegam que têm pouca gente pra atender todo o Estado", disse. Ele conta que tem buscado um diálogo com o governo de modo a ação não causar impactos econômicos e desemprego para Município.

Motivação

O diretor de planejamento da Cogerh, Ubirajara Patrício, disse que a fiscalização faz parte das medidas adotadas pela SRH para garantir que a água chegue a atender a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Em reunião do Comitê de Bacias, ocorrida no último 2 de Julho, ele conta como ficou definida a realocação de água para o segundo semestre deste ano, tendo o abastecimento humano como prioridade.

"No ano passado, o Castanhão operava com uma média de vazão de 28m³/s. Neste ano, a média caiu para 22m³/s. Foram feitas várias medidas de restrições. Os perímetros públicos tiveram redução de 25% no consumo, culturas perenes redução 25%, culturas anuais redução de 50% e no caso que estamos trabalhando em Jaguaruana, onde há muitos usurários irregulares, ficou acertado que carcinicultura sem outorga seria paralisada", afirmou.

Patrício acrescentou que, diante da situação do Vale do Jaguaribe, houve reunião do Conselho Regional de Recursos Hídricos, em setembro, e foi aprovada resolução restringindo a liberação de novas outorgas para trecho perenizado, mas quem já possui a autorização, terá garantida a renovação. "Quem tem até cinco hectares irrigados, está sendo feita orientação para que se regularize, numa perspectiva de atender a pequenos usurários", disse. O trabalho deve continuar e está sendo realizado em parceria com a Semace, para averiguar, além da outorga, quem possui licença ambiental para operar.

Mais informações

Secretaria dos Recursos

Hídricos (SRH)

Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N - Ed. Seinfra/SRH Cambeba - Fortaleza

Telefone: (85) 3101-4021

Fonte: Diário do Nordeste

Climão: Cauã Reymond e Susana Vieira se estranham em bastidores de ‘A Regra do Jogo’

Cauã Reymond e Susana Vieira protagonizaram uma saia justa nos bastidores das gravações de ’A Regra do Jogo’. Segundo o colunista Fernando Oliveira, da ‘Folha de S. Paulo’, os atores se desentenderam durante um dia de trabalho.

Cauã Reymond teria pedido para que as gravações de suas cenas fossem adiantadas para que ele pudesse sair mais cedo para ver a filha e, como isso atrasaria as cenas de Susana Vieira, a veterana se estressou. Segundo o colunista a atriz bateu o pé e disse em alto e bom som, para quem quisesse ouvir, que o ator teria que “comer muito arroz com feijão ainda” para poder atrasá-la.

Vale lembrar que antes da estreia de ’A Regra do Jogo’, Susana Vieira elogiou a beleza de Cauã Reymond e disse em entrevista ao ‘Vídeo Show’ que queria fazer par romântico com o ator. “Eu estou com tanto ódio do Cauã! Eu acabei de falar que ele é o melhor de todos, só que eu queria ter um romance com ele, na verdade. Outro dia, ele, Cauã, passa por mim gravando e me chama de tia. Caraca, eu vou te contar! Tiazinha é a avó dele!”, disse a atriz na época.

Governador Camilo Santana lamentou o fechamento do Hospital geral Suzana Gurgel do Vale

O: Governador Camilo Santana lamentou o fechamento do Hospital geral Suzana Gurgel do Vale de Acopiara e reassumiu o compromisso em reabri-lo emparceria com o prefeito Dr. Vilmar
Conforme havia prometido na imprensa acopiarense, o prefeito Dr. Vilmar levou na noite de domingo (27) o governador Camilo Santana para conhecer de perto a estrutura do Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale. Na avaliação do governador, foi irresponsabilidade, seja lá de quem for, fechar um equipamento tão grande e estruturado como o hospital geral.
No palanque, em seu discurso, Camilo Santana reassumiu o compromisso de ajudar o prefeito Dr. Vilmar na reabertura do equipamento. O prefeito Dr. Vilmar deve iniciar nos próximos dias a tão sonhada reforma do Hospital.






Rapaz finge ser Neymar para beijar mulheres na rua


O sósia do camisa 11 do Barcelona trajava todo o uniforme do time catalão e fazia embaixadinhas na rua. (Foto: Reprodução)
O canal BarryBeeTV, no Youtube, encontrou um sósia de Neymar e saíram com ele pelas ruas de Londres.

O sósia do camisa 11 do Barcelona trajava todo o uniforme do time catalão e fazia embaixadinhas na rua.

O vídeo leva a crer que o objetivo do canal era que, fingindo ser Neymar, o sósia conseguiria beijar garotas que passavam pelo local.

E Deu certo, veja:

Preço da gasolina sobe 6% e o do diesel 4%


O preço do combustível nas refinarias subiu a partir desta quarta-feira (30) (Foto: Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste )
A Petrobras decidiu reajustar em 6% o preço da gasolina e em 4% o preço do diesel nas refinarias. O aumento começa a contar a partir da zero hora desta quarta-feira (30), mas o preço nas bombas é livre e costuma ser reajustado à medida que o combustível com preço novo chegue aos postos.

Em geral, segundo o sindicato dos postos de combustíveis, o aumento de preço para o consumidor tem sido um pouco menor que o das refinarias.

A decisão foi tomada pela Petrobrás na noite dessa terça diante dos problemas de caixa da empresa após a forte alta do dólar nos últimos dias. Com a disparada do dólar, a estatal (que importa combustível) vem tendo prejuízos com a gasolina. Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a diferença entre os preços praticados no país e a cotação internacional era de 5,8% no dia 23.

A estatal informou o aumento por meio de comunicado.

O reajuste é uma sinalização ao mercado de que a empresa, hoje comandada por Aldemir Bendine, tem autonomia para definir sua política de preços dos combustíveis.

"Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS", diz o comunicado da empresa.

Integrantes do governo disseram em entrevista ao Portal Folha que o próprio Palácio do Planalto considerou inevitável o reajuste em função das dificuldades financeiras da empresa, fortemente impactada pela disparada recente do dólar, o que ampliou os já elevados níveis de endividamento da companhia.

Em 10 de setembro, a agência de classificação de risco Standard & Poor´s rebaixou a nota da Petrobras, tirando dela o selo de boa pagadora.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

12 candidatos concorrerão a conselheiro tutelar em Acopiara

proximo domingo dia 4 de outubro acontecerá eleição para conselheiro tutelar no município de Acopiara. 12 candidatos realizaram suas inscrições na sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – COMDICA, participando dos processos legais exigidos em edital, e estão aptos a concorrer ao cargo (números e nomes dos concorrentes na imagem).
 
O que é Conselho Tutelar e para que serve?
 
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto.) É autônomo (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora), não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais), é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.
Quem são os Conselheiros Tutelares?
São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 4 anos.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Governador Camilo Santana lamentou o fechamento do Hospital geral Suzana Gurgel do Vale de Acopiara e reassumiu o compromisso em reabri-lo em parceria com o prefeito Dr. Vilmar

Conforme havia prometido na imprensa acopiarense, o prefeito Dr. Vilmar levou na noite de ontem (27) o governador Camilo Santana (PT) para conhecer de perto a estrutura do Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale. 
Na avaliação do governador, foi irresponsabilidade seja lá de quem for fechar um equipamento tão grande e estruturado como o hospital geral. 
No palanque, em seu discurso, Camilo Santana reassumiu o compromisso de ajudar o prefeito Dr. Vilmar na reabertura do equipamento. O prefeito Dr. Vilmar deve iniciar nos próximos dias a tão sonhada reforma do hospital.

OVNI é flagrado no céu durante o evento da Lua de Sangue



O evento da semana foi a Lua de Sangue. A ‘transformação’ da Lua para atingir a coloração vermelha acabou sendo a vedete das redes sociais, com milhares de fotos e postagens relacionadas.

O que não poderia deixar de acontecer, porém, eram as ligações bizarras entre o evento e aparições de objetos voadores não identificados. E, claro, alguns registros do tipo foram feitos.

George Tamaras, usuário do YouTube, foi um dos que fez um dos registros mais impressionantes do feito. Em sua filmagem, ele flagra a passagem de um OVNI durante o evento, questionando o que poderia ser aquilo.

A bola de luz é bastante branca e brilha com intensidade. A movimentação do OVNI, sem uma posição definida, faz com que dificilmente se trate de um avião.

Antes de acontecer, a Lua de Sangue já era alvo de muita discussão. Diversos teóricos ao redor do mundo afirmavam que o evento seria o início do final do mundo — ao que parece, nada mudou.

Assista ao vídeo:

Prefeito Dr. Vilmar agora é 12

O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar participou há poucos instantes em Fortaleza do ato de filiação ao PDT - Partido Democrático Trabalhista. Na oportunidade participaram do evento, Carlos Lupi (Presidente Nacional do PDT), Manoel Dias (Ministro do Trabalho e Emprego), André Figueiredo (Presidente do PDT do Ceará e Deputado Federal), além de Cid e Ciro Gomes, e também deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças e militantes dos partidos.

O ato, concretizou mais um passo na união de forças de dimensão nacional que se juntam por um Ceará cada vez mais forte e em defesa do Brasil, tendo como base os históricos pilares ideológicos e programáticos:

1. Fortalecimento de uma alternativa de Esquerda para o Brasil;
2. A defesa da verdadeira social-democracia: um Estado forte e com convivência harmônica com a iniciativa privada;
3. Gestão pública orientada por resultados e pela meritocracia;
4. Luta em defesa dos trabalhadores brasileiros;
5. Educação pública como pilar estratégico de transformação social.

Fique por Dentro:

A entrada de prefeitos e lideranças municipais amplia a projeção estadual e nacional do grupo político.

As realizações de Dr. Vilmar passam a fortalecer os pilares políticos e administrativos para as plataformas municipais, dentre elas: o Programa Mais Saúde, o maior investimento em saúde da história de Acopiara; o Educação para Todos que está proporcionando uma educação diferenciada; a construção da Adutora Antônio Capistrano Martins que evitou o colapso de água no município, o Acopiara Mais Bonita que está deixando Acopiara mais agradável com a reforma da avenida Emídio Calixto, novas praças, jardins, iluminação, calçamento, dentre outras ações. Acima de tudo, uma gestão que trabalha firme e junto com o povo em busca de resultados concretos para a população.

Ciro diz que ‘o povo brasileiro está com medo do futuro’

Para o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o PDT pretende construir um projeto para o Brasil, a partir do Ceará. O pré-candidato à Presidência da República em 2018, Ciro Gomes, disse que “o povo brasileiro está com medo do futuro”.
Já o prefeito Roberto Cláudio destaca o fortalecimento do partido no Estado, que nesta noite de segunda-feira (28) filiou 63 prefeitos cearenses, no Hotel Praia Centro.

PDT filia 43 prefeitos no Ceará e ainda aguarda novas adesões

Em evento na noite de ontem, o PDT filiou 43 prefeitos egressos do PROS e de outros partidos no Ceará. A expectativa é que o número fosse maior, mas muitos gestores faltaram à solenidade. O ex-governador Cid Gomes informou que não há data prevista para sua adesão ao partido, que deve ocorrer no mesmo ato de filiação de deputados estaduais e federais. O governador Camilo Santana, do PT, prestigiou a programação, mas afirmou que não vai antecipar o debate eleitoral.

No próximo dia 19, está marcado novo ato de filiação, desta vez do PDT Mulher, a ser conduzido pela vice-governadora Izolda Cela, que deixa o PROS. Cid Gomes destacou que outros prefeitos e vereadores ainda devem se filiar ao partido em encontros regionais da agremiação.

Cid informou que a perspectiva é que pretensos candidatos a cargos eletivos em 2016 possam trocar de partido até seis meses antes do pleito (hoje o prazo é de um ano), mas ponderou que só vai dar a informação como certa quando o projeto for sancionado. Deputados e vereadores esperam a sanção da janela partidária, que vai permitir a troca de partidos sem ameaçar os mandatos dos cargos proporcionais.

Centenas de lideranças, incluindo prefeitos e vereadores de diversos partidos, compareceram à filiação coletiva ao PDT. O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, rasgou elogios aos ex-ministros Cid e Ciro Gomes e ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. "É o único partido da minha vida e será sua morada definitiva", declarou Lupi, referindo-se a Ciro. Ele chegou a apostar que o gestor da Capital seria reeleito no primeiro turno. Na ocasião, o governador Camilo Santana aplaudiu o dirigente.

Em seu discurso, o governador petista reforçou estar no evento cumprindo o papel de governador. Antes de se dirigir à mesa da solenidade, Camilo limitou-se a dizer que só vai discutir as eleições de Fortaleza no próximo ano. Hoje, há setores do PT que defendem candidatura própria ao Executivo municipal.

Ministério

Carlos Lupi confirmou ao Diário do Nordeste que o nome mais provável para assumir o Ministério das Comunicações é mesmo do deputado federal André Figueiredo. Ele disse que o partido deve atender a um "apelo" da presidente Dilma Rousseff, que tem insistido para que a legenda não abandone a base aliada do Governo Federal. Segundo Lupi, ocupar mais uma pasta do Planalto (hoje o PDT já está com o Ministério do Trabalho) não inviabiliza a construção de um projeto do partido para 2018.

"Um coisa não tem nada a ver com a outra, porque há um pedido nesse sentido, um apelo para o partido não sair da base aliada e nós estamos sensíveis ao momento que estamos vivendo. Ainda não fechou, mas está encaminhado (o ministério)", alegou.

O ex-ministro Ciro Gomes voltou a repetir que o seu papel é evitar uma "escalada golpista", ao se referir à tentativa de impeachment de Dilma Rousseff. No entanto, não poupou críticas ao Governo, fazendo referência aos escândalos de corrupção e ao que chamou de "política estúpida" de aumento de juros.

Nome mais cotado pelo PDT para uma eventual candidatura a presidente da República, Ciro Gomes repassou os elogios ao irmão Ciro Gomes. "Ele é que é o bom lá de casa e, se depender de mim, é quem vai seguir com essa bandeira", destacou. O deputado estadual Ivo Gomes, irmão de Ciro e Cid, não foi localizado no evento de ontem, que teve participação de muitos deputados da base aliada do Governo do Estado. O cerimonialista chegou a anunciar a presença de Ivo, mas ele não compareceu à mesa.

Lideranças

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve ontem em Fortaleza no ato de adesão ao PDT. Vereadores de outros partidos que estavam no evento disseram ao Diário do Nordeste que estão estudando a possibilidade de se filiar à agremiação. O vereador de Fortaleza Carlos Mesquita, expulso do PMDB, estava no palco, mas diz que não tomou nenhuma decisão. Outra presença foi do ex-vereador Aonde É, que renunciou ao mandato após investigação de desvio de verba parlamentar. Ele diz que foi ao evento como observador.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que, em uma etapa posterior, serão discutidas alianças com vistas às eleições de 2016, em que ele tentará reeleição. Acrescentou que a presença do presidente do PDT nacional e do ministro do Trabalho em Fortaleza demonstram a relevância que o Ceará deve ter para a construção de um projeto nacional.

Para PSDB, está na hora de governo pagar pelos erros


Rio de Janeiro Os principais nomes do PSDB afirmaram em programa na noite de ontem em rede nacional de rádio e televisão que o PT e o governo enganaram os brasileiros e que está na hora de o partido adversário "pagar pelos seus próprios erros", segundo palavras do senador José Serra (PSDB-SP).
"Nós avisamos: está entrando água no barco, pode afundar. Mas o PT se fez de surdo, não cuidou de prevenir a crise. Só pensou em ganhar a eleição Acho que está na hora de o PT pagar pelos seus próprios erros", afirmou Serra.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a gestão de Dilma "está derretendo". Para FHC, que já defendeu a renúncia da petista, "está na hora de a presidente ter grandeza e pensar no que é melhor para o Brasil e não para o PT".

O presidente do partido, senador Aécio Neves (MG), disse que a realidade "foi escondida dos brasileiros". Para ele, "prevaleceu sempre a mentira, tudo apenas para vencer as eleições", mas, ressalvou, "é dentro das regras democráticas que nós queremos e nós iremos lutar".

De acordo com o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, "o Brasil não pode ficar parado por mais três anos". "O Brasil vive hoje uma das piores crises de sua história. E o governo do PT escolheu o pior caminho para enfrentá-la: aumentou impostos e juros, piorando ainda mais o drama do desemprego", disse Alckmin.

A propaganda traz críticas à recriação da CPMF, anunciada pelo governo federal como medida para equilibrar o orçamento do próximo ano. O vídeo mostra uma imagem da presidente Dilma Rousseff, durante as eleições, afirmando que não pensava em recriar o imposto "porque não seria correto" e que a contribuição era um "engodo".

Aécio, que perdeu a última eleição para Dilma, diz que a crise será superada "quando a verdade substituir a mentira e a competência voltar a conduzir os destinos do País".

Segundo ele, a presidente transfere o custo dos seus erros para as famílias e os trabalhadores brasileiros".

Refém do Congresso

Durante encontro do PSDB no Rio, Aécio Neves disse que o governo federal é "cada vez mais refém da semana seguinte" e criticou as negociações da presidente Dilma na reforma administrativa. A presidente ofereceu dois ministérios ao PMDB da Câmara, o da Saúde e outro decorrente da fusão das pastas da Aviação Civil e Portos. Para ele, a petista "se entrega aos aliados" em troca de "20 ou 30 votos".

Homem é assassinado a golpes de picareta e mulher ferida gravemente em assalto, no Crato



blogger-image--1496496110Uma tragédia foi registrada por volta das 21 horas desta segunda-feira, em Crato, com um morto e uma mulher ferida a golpes de picareta por um homem que se encontra foragido, provavelmente usuário de drogas. O suspeito de ter cometido latrocínio é Cícero Bruno Bezerra Silva.

Ele é apontado como assassino do guarda municipal aposentado, Miguel Ferreira de Sousa, que se encontrava em sua própria casa, com a esposa, Leonildes Sobreira Lobo, irmã de Joquinha, figura popular do Crato, já falecida. Ela ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo SAMU e levada para o hospital da cidade.

Segundo informações preliminares, o acusado esteve durante o dia realizando serviços na residência e à noite retornou ao local para assaltar. Ele se encontra foragido. O aposentado trabalhava no Centro de Zoonoses do Crato.

Britânica ´morre´ e ´renasce´ 13 vezes

Doença da britânica Rebecca Morris-Roberts entra em ação quando ela tem ataque de nervos (Foto: Reprodução/ Facebook)
Já imaginou como é morrer e renascer? Rebecca Morris-Roberts, de 28 anos, já passou por isso 13 vezes. A britânica, que vive em Wrexham, no País de Gales, foi diagnosticada com uma condição rara que faz seu coração e respiração pararem até que ela é tecnicamente esteja "morta". Segundos depois, ela volta à vida, e não se sabe o porquê.

Normalmente as paradas cardíacas acontecem quando Rebecca tem um ataque de nervos. "Meus olhos giram, meus lábios e meu rosto ficam cinza, meu corpo enrijece, eu parar de respirar e começar a ter convulsões", explica ao site "Mirror UK".

Depois disso, ela volta ao estado normal. "Meu corpo de alguma forma faz uma ´desfibrilação´ de si mesmo. É uma condição tão incomum e eu não tenho ideia do que causa isso. "Eu faço algo que os super-heróis ainda não podem fazer, eu me regenero."

Rebecca conta que, dos 16 aos 21 anos, ela não era compreendida pelos médicos. "Eles falavam que eu estava fazendo drama", diz. Porém, foi aí que a jovem foi diagnosticada. "Me senti como se eu tivesse tomado o controle."

Em seu casamento em 2014, a mulher chegou a pedir a presença de paramédicos com medo de que sua doença pudesse intervir durante a cerimônia. Felizmente, a equipe não precisou realizar nenhuma emergência.

Fonte: iG

Nasa confirma que encontrou evidências de água líquida e salobra em Marte

Teoricamente, as linhas escuras foram formadas por fluxos de água recentes

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta segunda-feira que encontrou as "provas mais sólidas" até o momento sobre a existência de água líquida em Marte.

Há "evidência espectral" de que as linhas em quatro lugares diferentes da superfície de Marte "confirmam a hipótese" que existem por conta da "atividade atual de água salobra", segundo os pesquisadores de um estudo que será apresentado nesta semana no Congresso de Ciência Planetária Europeu, realizado em Nantes (França).

"A água é essencial para a vida como a conhecemos", assinalam os especialistas, cuja pesquisa foi publicada nesta segunda-feira na revista especializada "Nature Geoscience".
"A presença de água líquida em Marte hoje tem implicações astrobiológicas, geológicas e hidrológicas e pode afetar a exploração humana do futuro".

O estudo foi realizado por cientistas do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, do Laboratório de Física Aplicada John Hopkins, da Universidade do Arizona, do Instituto de Pesquisa Southwest e do Laboratório de Planetologia e Geodinâmica de Nantes.



Ilustração divulgada pela Nasa mostra o que seriam as marcas da água nas rochas do Planeta Vermelho (acima)

"Algo está hidratando esses sais, e parecem ser raios que vão e vêm com as estações. Isso significa que a água em Marte é mais salobra do que pura. E faz sentido, porque os sais reduzem o nível de congelamento de água", analisou um dos pesquisadores, Lujendra Ojha.

Para chegar a essas conclusões, os especialistas usaram a análise de imagens registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, lançada em 2005, que mostram que as linhas escuras que aparecem por temporadas na superfície do planeta correspondem à água salobra que flui pelas encostas dos montes marcianos.

Os cientistas da Nasa já tinham determinado que Marte teve um oceano há cerca de 4,5 bilhões de anos que ocupou 19% do planeta, e que poderia esconder sob sua superfície uma caixa de água ou gelo, mas a nova pesquisa acrescenta novos dados neste sentido.

Animação de como seria o fluxo de água sazonal em Marte:

Anitta é convidada para a próxima novela de Aguinaldo Silva


“É poderosa, mesmo”, disse Aguinaldo (Foto: Fco. Patrício)
Anitta recebeu um convite pra lá de especial de Aguinaldo Silva. Ela foi convidada para participar da próxima novela do escritor durante uma entrevista para o site de Aguinaldo. “A moça é uma estrela absoluta, uma verdadeira deusa para seus milhões de fãs… Mas é também uma pessoa simples, que dirige o próprio carro e comanda, diretamente do Iphone, o seu império. É poderosa, mesmo. Sem deixar que o poder lhe suba à cabeça”, disse Aguinaldo, rasgando elogios à Anitta.

“Adorei conversar com ela, não pela sua fama, mas porque ela sabe o que diz e como diz, e em nenhum momento faz jogo de cena. Depois dessa entrevista, eu, que já era fã, fiquei mais ainda… Tanto que aproveito para cobrar aqui o que lhe pedi durante sua visita: uma música inédita para a minha próxima novela e uma participação especial nela como atriz. Promessa feita”, disse o escritor em seu site. “E eu aproveito para mandar um recado a todas as jovens que sonham em ser como ela um dia: atenção e foco, queridas, fiquem de olho, vocês têm muito que aprender com Anitta”.
 
 

Trio fatura primeiro milhão com almofadas de ´cocozinho´ e emojis


Almofada de cocozinho (R$ 79,90) é campeã de vendas (Foto: Divulgação)
Um bate-papo sobre como a tecnologia influencia o jeito que as pessoas se comunicam inspirou os amigos Charles Simão, Marcelo Abritta e Bruno Scolari a abrir a FofoStore.

A empresa produz almofadas de emojis, desenhos que ilustram emoções nas conversas virtuais. Em 10 meses, faturou R$ 1,5 milhão (lucro não informado). A mais vendida tem forma de cocozinho e custa R$ 79,90.

A companhia começou vendendo os produtos pela internet. Mas o negócio já ocupa espaços físicos. No mês passado, foram inaugurados os dois primeiros quiosques em Belo Horizonte (MG), onde é a sede da empresa. Em outubro, serão abertos mais dois ou três quiosques em São Paulo, em locais ainda não definidos.

Atualmente, a FofoStore trabalha com sete modelos de almofadas: love (rosto com corações no lugar dos olhos), chorando de rir, piscadinha, beijinho, sorrizão, feliz e o cocozinho, que é o campeão de vendas. Até o fim do ano, serão lançados mais cinco modelos.

Das cerca de três mil peças comercializadas por mês, 25% são do cocozinho, que custa R$ 79,90. O preço das demais unidades é de R$ 69,90. O kit com as sete almofadas sai por R$ 349,90. Há, ainda, um conjunto de chaveiros, com imitação de todos os símbolos, que custa R$ 79,90.

Capital de sócio e de investidores impulsionou negócio

Simão diz que Abritta sempre manifestava interesse em abrir um negócio em sociedade. "Daí surgiu a ideia das almofadas de emojis, mas não tínhamos dinheiro. Foi quando ele falou sobre a oportunidade para outro amigo, o Bruno, e ele resolveu entrar com o capital que precisávamos para começar."

Scolari investiu R$ 200 mil no negócio, que iniciou as operações em novembro de 2014. Mas a pesquisa de mercado, contato com fornecedores e desenvolvimento do site começou seis meses antes. Em abril deste ano, os empresários conseguiram mais R$ 450 mil de investidores-anjo para começar a expansão por lojas físicas.

"Estamos buscando um novo aporte para intensificar a ampliação das lojas. Nossa expectativa é de abrirmos 50 quiosques em todo o país até o fim do ano que vem." Segundo Simão, nos próximos meses os quiosques deverão ser o carro-chefe do negócio e a internet um canal complementar de vendas.

Peças são atrativas para decoração

De acordo com Denise Bertolini Teixeira, designer de interiores do escritório de arquitetura BeliArq, as almofadas emojis podem ser usadas facilmente na decoração de ambientes comerciais (lojas e escritórios), quartos infantis e apartamentos modernos.

"A tecnologia é a principal ferramenta de comunicação das pessoas hoje em dia. E os emojis estão presentes em todas as conversas, seja no Whatsapp, Facebook, Instagram e outras redes sociais. Usar as almofadas em um ambiente físico, é uma forma de trazê-los para a vida real."

Fonte: UOL

Ex-prefeita passa a noite em alojamento confortável no MA


Alojamento onde a ex-prefeita Lidiane Leite ficará detida, em São Luís (Foto: G1) 
 
Defesa da ex-prefeita Lidiane Leite conseguiu suspender na madrugada desta terça-feira (29) a decisão da juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís e Corregedora dos Presídios que determinou sua transferência imediata para a Penitenciária Feminina de Pedrinhas.

Lidiane chegou a ser levada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap) por volta de 0h30 para o Complexo de Pedrinhas, mas com a liminar fica valendo o entendimento do juiz da 2ª Vara da Justiça Federal, José Magno Linhares, determinando que Lidiane Leite seja recolhida Presídio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA). O magistrado considerou que o presídio feminino de Pedrinhas, no Complexo de Pedrinhas, é um risco à integridade de Lidiane.

LIdiane Leite está presa desde a tarde desta segunda-feira (28) (Foto: Reprodução/TV Mirante) 
 
Antes de ser transferida para Pedrinhas, Lidiane estava recolhida em um confortável alojamento no quartel do Corpo de Bombeiros. O local é utilizado pelos oficiais médicos da corporação. O quarto tem janela, banheiro, duas camas de solteiro e está equipado com televisão, frigobar e ar condicionado.  A TV e o frigobar, porém, teriam sido retirados do alojamento onde está ex-prefeita por ordem judicial.

A ex-prefeita se entregou à Polícia Federal às 13h. Ela chegou pelos fundos da sede da Superintendência da Polícia Federal e estava acompanhada por três advogados e passou toda a tarde prestando depoimento. Lidiane estava foragida há 39 dias, desde que teve sua prisão decretada pela Operação Éden que investiga desvios em recursos públicos destinados à educação municipal.

Na última sexta-feira (25), o juiz José Magno Linhares havia estipulado o prazo de 72 horas para que Lidiane Leite se entregasse à Polícia Federal. O magistrado considerou que o presídio feminino de Pedrinhas, no Complexo de Pedrinhas, é um risco à integridade de Lidiane.

Entenda o caso
Lidiane Leite assumiu a prefeitura aos 22 anos (Foto: Arquivo pessoal)Lidiane Leite assumiu a prefeitura aos 22 anos (Foto: Arquivo pessoal)
 
Lidiane Leite é acusada de irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas" na cidade de Bom Jardim. Lidiane Leite, atualmente com 25 anos, foi eleita por acaso. Depois de ter passado uma infância humilde vendendo leite para ajudar a mãe, a jovem viu sua vida mudar quando começou um namoro com o fazendeiro e padrinho político, Beto Rocha.

Em 2012, o fazendeiro foi candidato a prefeito, mas teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa e lançou a namorada pelo PRB. Lidiane foi eleita com 50,2% dos votos válidos (9.575) frente ao principal adversário, o médico Dr. Francisco (PMDB), que obteve 48,7% (9.289).

A então prefeita Lidiane passou a ostentar uma vida de luxo na internet, incompatível com o salário que recebia do município. "Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados", comentou na internet. A conduta chamou a atenção do Ministério Público que passou a apurar fraudes em licitações do município.

Beto Rocha chegou a ser preso pela operação. Ele ocupava a função de Secretário de Assunto Políticos na gestão de Lidiane. Também foi detido Antônio Cezarino, ex-secretário de agricultura. Ambos foram soltos no último sábado (26) por determinação do Poder Judiciário.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Governador Camilo Santana e o prefeito Dr. Vilmar entregam obras em Acopiara e assinam novas ordens de serviços para início de outras

O governador Camilo Santana e o prefeito Dr. Vilmar inauguraram neste domingo (27), em Acopiara, no aniversário de 94 anos do município, mais um sistema de abastecimento d'água e esgotamento sanitário do sítio Muquém e urbanização da vila Aroeira. Na ocasião, os chefes de executivos assinaram também a ordem de serviço para um novo Centro de Educação Infantil (CEI) que vai atender as crianças da cidade. O investimento para as obras é de cerca de R$ 1,8 milhões.
O prefeito Dr. Vilmar, agradeceu ao governador e afirmou está empenhado com a população. "Temos trabalhado diuturnamente para mantermos essa cidade em constante evolução. Esse sistema de abastecimento e a CEI são algumas das obras que estão sendo entregues, mas até o fim da minha gestão muitas outras serão entregues para população. Fica aqui o agradecimento de todos acopiarenses e o meu muito obrigado. O prefeito finalizou o discurso destacando um sonho que teve relacionado a liberação de asfalto para o município de Acopiara. Espero que o senhor realize esse sonho", disse.
Camilo parabenizou a população pelo aniversário da cidade e pelos investimentos entregues. "Quero parabenizar Acopiara pelos 94 anos de emancipação política e por receber essas obras no município. Tenho certeza que o abastecimento d'água e essa nova CEI beneficiarão, e muito, a população da cidade. Fiquem certos de que vou me esforçar bastante para ajudar o povo cearense e principalmente o povo de Acopiara. Em relação ao sonho do prefeito Dr. Vilmar assumo o compromisso de até o início do próximo ano pavimentar as ruas de Acopiara", salientou.
Sistema de Abastecimento e esgotamento sanitário
O sistema de abastecimento d'água e esgotamento sanitário está inserido dentro do Projeto São José III e vai beneficiar 85 famílias da comunidade de Muquém. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e conta com o financiamento do Banco Mundial no total R$ 472.088,91 em convênio o Governo do Estado. A ação foi anunciada no início do ano no Plano Estadual de Convivência com a Seca.
Aliado às ações emergenciais e estruturantes para o convívio com a estiagem, o Governo do Estado, através da SDA, tem investido forte em programas que garantam a sustentabilidade alimentar, segurança hídrica e reserva alimentar para as comunidades mais afetas com o quarto ano consecutivo de estiagem. De 2003 a 2015, o Ceará é o segundo estado da região Nordeste que mais recebeu investimento tecnologias de captação de água na região do semiárido, sendo 278.384 unidades, ficando apenas atrás do estado da Bahia com 333.947 unidades.
A presidente da Associação de Moradores de Muquém, Maria Lira, e 53 anos, agradeceu ao governador pela obra no distrito. "Antes nós não tínhamos água na torneira de casa em nosso distrito e, graças ao governador Camilo Santana, hoje isso é uma realidade. Acreditamos no esforço das autoridades, para que nunca nos falte esse bem tão precioso que é a água", salientou.
Centro de Educação Infantil (CEI)
Já a ordem de serviço para um novo Centro de Educação Infantil (CEI), assinada pelo governador, irá atender toda população da cidade. O espaço pode atender até 208 crianças e o prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.
Essa já é a 8ª ordem de serviço (Carnaubal, Saboeiro, Horizonte, Pentecoste, Tianguá, Ipu e Santa Quitéria) das 10 novas unidades previstas dentro do pacote de investimentos lançado este ano para a construção de 54 espaços educacionais do mesmo tipo. As outras 44 CEIs estão em contratação. Além desse pacote, outros 65 Centros estão assegurados para as crianças cearenses, dos quais, 25 estão concluídos, 04 em licitação, 25 em construção e 11 em processo de convênio. Ao todo, serão 119 CEIs.
Raco4
Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Em cada Centro que será construído e equipado, o investimento é da ordem de 1,3 milhão, proveniente do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.
Antes da solenidade
O governador aproveitou ainda para percorrer algumas obras na cidade. A primeira parada foi no Hospital Geral, fechado desde 2010. Junto do prefeito Dr. Vilmar, o chefe do executivo visitou as salas do local e se comprometeu para a reabertura da unidade de saúde. A comitiva conheceu também o resultado das obras da nova Avenida Emídio Calixto e conheceu o terreno onde será construído o novo Centro de Educação Infantil de Acopiara.
Para o governador, o Estado vem fazendo grande esforço para manter os compromissos com os municípios. "Estamos poupando muita coisa, para sobrar mais dinheiro e fazer os investimentos que o Estado precisa. Por isso, fazemos um esforço tremendo para lançar novas obras, dar novas ordens de serviço, para manter aquecida a economia cearense", enfatizou.
Participaram do evento o secretário Dedé Teixeira (SDA); superintendente do DAE, Silvio Gentil; presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; deputado federal, Paulo Henrique Lustosa; deputado estadual, Nizo Costa, além de vereadores, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas da região.