sábado, 30 de novembro de 2013

Seis detentos tentam fugir da CPPL I; houve troca de tiros e um preso morreu

Seis detentos tentaram fugir da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza no início da tarde desta sexta, 29. De acordo com informações do comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Alexandre Ávila, três homens esperavam do lado de fora do presídio para dar apoio a fuga. Um dos presos foi morto durante a troca de tiros com a polícia e agentes penitenciários.

Os seis presos renderam um agente penitenciário durante uma consulta com dois advogados na CPPL I, segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). Uma viatura do Comando Tático Motorizado (Cotam) estava nas proximidades do presídio e deu reforço aos policiais da Guarnição da Polícia Militar (PM) durante a ação e conseguiram conter a fuga. Além disto também prenderam os três homens que estavam do lado de fora, segundo o major Alexandre Ávila. Um dos detentos, identificado como Gilberto Oliveira, de 23 anos, foi baleado no abdômen e encaminhado ao hospital da penitenciária, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a Polícia, um carro Fox de cor prata foi deixado em frente a CPPL I. Dentro do veículo estavam as armas que foram usadas pelo trio que dava suporte a fuga. 

O trio foi apreendido com dois fuzis, uma pistola .40 e uma 380, de acordo com o major Alexandre Ávila. A situação foi controlada e a Polícia cercou o perímetro da CPPL I. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi usado na operação.

O governador do Estado, Cid Gomes, e a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, foram ao local após o ocorrido.

Redação O POVO Online